Publicado em 02/10/2024
O Programa de Ativação dos Aposentados (PAA) da Apufsc-Sindical promove mais um encontro do Ciclo de Palestras, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG/SC), na próxima segunda-feira, dia 7, às 15h. Heloísa Dallanhol, ex-presidente da ANG/SC e ex-integrante da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa do governo estadual, falará sobre o tema: “Do Desrespeito à Violência contra a Pessoa Idosa: Ações e Omissões”.
O encontro ocorrerá na sede da Apufsc no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Também será possível participar de forma online, pela plataforma Zoom, através deste link.
Heloísa, que recentemente trabalhou na revisão de uma publicação sobre o assunto, ressalta que “quando pensamos em violência contra a pessoa idosa, em geral vêm à mente cenas de maus-tratos físicos”. No entanto, segundo ela, existem formas igualmente destrutivas e mais sutis que permeiam todas as classes sociais. Por isso, durante a palestra, ela apresentará casos concretos e relatos sobre o tema.
Fundada em 1989, a ANG-SC é uma organização de natureza técnico-científica, de âmbito estadual, constituída sob forma de associação de direito privado, de fins não econômicos, e tem por finalidade contribuir para a melhoria das condições de vida da população idosa de Santa Catarina. Desenvolve ações voltadas ao envelhecimento humano e defende os direitos da população idosa catarinense, dentre outros objetivos.
Integra o Conselho Estadual do Idoso (CEI) de Santa Catarina, como representante não governamental, desde a criação deste órgão na década de 1990, e tem assento no Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis e em outros conselhos municipais do estado. A entidade congrega profissionais de áreas diversas e presta assessoria técnico-científica para formulação de políticas públicas ou implementação de programas.
Considerando sua interdisciplinaridade, a ANG-SC se propõe a contribuir com o PPA da Apufsc, participando mensalmente com exposições de filiados e filiadas do sindicado, com palestras que duram em torno de 1h30, incluindo tempo para perguntas e respostas.
No primeiro encontro, a vice-diretora técnico-científica da Associação, Maria Joana Barni Zucco, apresentou as ações da organização, cujo intuito é contribuir para a melhoria das condições de vida da população idosa de Santa Catarina.
Imprensa Apufsc