img


Florianópolis, 25 de novembro de 2024



ESPORTES

46º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist encerra com ótimas condições em Jurerê e define os campeões

Publicado em 24/09/2024


46º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist encerra com ótimas condições em Jurerê e define os campeões

Arthur Back foi o primeiro colocado geral - Foto: Edgar Ramos/Veleiros da Ilha




O 46º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, realizado na Sede Oceânica do ICSC ? Veleiros da Ilha, em Jurerê, chegou ao fim neste domingo, coroando o evento com um dia de sol e cenário perfeito para a conclusão do evento.

O vento nordeste, soprando entre 18 e 20 nós, proporcionou as melhores condições de todo o final de semana, permitindo que as regatas finais acontecessem de forma competitiva, definindo os grandes campeões desta edição.

Na categoria Veteranos, o nível técnico foi altíssimo e os três primeiros colocados se destacaram ao longo de toda a competição. Arthur Back, do ICRJ, sagrou-se o grande vencedor, conquistando o primeiro lugar geral. Joana Freitas, também do ICRJ e atual campeã brasileira, ficou com a segunda colocação. Fechando o pódio, Eduardo Backheuser, igualmente do ICRJ, garantiu a terceira posição, após disputas acirradas nas últimas regatas.

Um destaque especial vai para o atleta da casa, Theo Sartor, que terminou o campeonato na quarta posição geral, mas garantiu o título de Campeão Sul-Brasileiro, por ser o melhor atleta da região Sul. Theo segue a tradição vitoriosa do ICSC – Veleiros da Ilha na classe Optimist, mantendo a hegemonia do clube, que conquistou os últimos cinco títulos do campeonato. Em 2020, foi Fernando Menezes quem levou o troféu para casa. Em 2021 e 2022, Davi Neves foi o grande campeão, seguido por Lucas Leal em 2023, e agora, em 2024, Theo Sartor confirma a sequência de títulos para o Veleiros da Ilha.

Além de Theo, a flotilha do Veleiros da Ilha conta ainda com mais dois atletas no top-10: André Borges, em sétimo, e Henrique Sasaki, na nona posição. Na sequência finalizaram Lara Candemil, em 13º, e terceiro na categoria Feminino, Gustavo Borges, em 15º,  Miguel Souza, em 31º, Joaquim Krauspenhar, em 34º, e Barbara Furlin, em 37º.

Na categoria Estreantes, Lucas Espindola, do Joinville Iate Clube (JIC), brilhou ao longo do campeonato e confirmou o primeiro lugar geral. Logo atrás, Antonio Miranda Mayer, do Veleiros do Sul (VDS), ficou com a segunda colocação. Francisco Nunes, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), completou o pódio na terceira posição.

Representando o Veleiros da Ilha, Joaquim Machado finalizou na sétima posição, seguido por Maria Luiza Vogel, oitava geral e 3ª no Feminino, Maria Clara Cunha, em 16º, Ana Laura Giacobo, em 22º, Yuri Delfino, em 23º, Luiza Dias, em 24º, Laura Canella, em 26º, e Felipe Dias, em 27º.

O campeonato, que reuniu alguns dos principais atletas da classe Optimist, teve uma organização impecável e uma participação expressiva de velejadores de diversos clubes do país. As condições climáticas, especialmente no último dia de regatas, foram perfeitas para o encerramento do evento, com ventos que permitiram disputas intensas e cheias de emoção. A Sede Oceânica do ICSC – Veleiros da Ilha, em Jurerê, se mostrou mais uma vez um excelente palco para competições desse nível, reforçando a tradição do clube na formação de novos talentos da vela.












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade