img

CIDADES

São José avança em segurança alimentar com selo para produtos de origem animal

Publicado em 24/09/2024


São José avança em segurança alimentar com selo para produtos de origem animal



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação entregou, na segunda-feira (23), mais um certificado para manipulação de carnes no bairro Forquilhas

Tailan Vieira Raittz, de 30 anos, é proprietário do supermercado Taismani, no bairro Forquilhas, há três anos. Ele decidiu aderir ao Selo do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA) para manipular carnes e oferecer opções além dos cortes tradicionais do açougue, como o preparo de almôndegas.

O SIM-POA também reduz custos para os empresários e possibilita a comercialização de produtos em São José e na circunscrição da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis).

"Queremos oferecer o melhor aos nossos clientes. Por isso, nos adequamos ao Selo, tanto para cumprir a lei quanto para garantir mais opções de compra de carne para nossos consumidores", explica Tailan.

A entrega do certificado ocorreu na segunda-feira (23) e contou com a presença do secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rubens Pereira Junior, e da médica veterinária da Prefeitura de São José, Claudia Regina Cavalheiro, responsável pela habilitação dos estabelecimentos.

“Ficamos felizes em entregar mais um certificado a um empreendedor. Garantir uma alimentação segura para as famílias josefenses é um compromisso com os regulamentos técnicos do município, além de ser uma ação nobre”, afirmou Rubens.

Normas de adequação

Para receber o selo SIM, o empreendedor precisa estar em conformidade com as exigências sanitárias. Tales Vieira iniciou o processo em 2023 e contratou a empresa Mar & Terra, dirigida pelos empresários e médicos veterinários Ari Estevão e Gabriela Alt. A empresa ficou responsável por estruturar o fluxo de manipulação das carnes.

Segundo Gabriela, foi criada uma sala de produção com temperatura abaixo de 10 graus, além de um investimento maior na cadeia de frios, permitindo a produção dos novos produtos.

A responsável técnica do mercado Taismani comenta que uma das funções da Mar & Terra é treinar a equipe para manipular, receber e armazenar adequadamente os alimentos. Além disso, a responsável técnica realiza fiscalizações semanais no local, verificando as condições do ambiente, dos trabalhadores e dos fornecedores.

“Oriento todas as etapas de produção conforme a legislação, ensinando a higienizar uniformes, botas, facas, paredes e a usar os materiais adequados para limpeza de utensílios e ambientes”, declara Gabriela.

Ari Estevão complementa que o planejamento para adequação dos estabelecimentos leva de 6 a 8 meses. “É preciso fazer um pré-projeto, que a médica veterinária do município precisa aprovar, e só então iniciamos a montagem dos equipamentos. Todos os elos da cadeia são essenciais, principalmente os profissionais que manipulam a carne, que precisam ser qualificados. Não adianta receber uma matéria-prima de qualidade se o profissional não tem experiência; a carne vai estragar”, afirma Ari.

Como solicitar o Selo?
Para aderir ao SIM, a empresa deve entrar em contato pelo e-mail: sim.dipoa@pmsj.sc.gov.br.









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Cidades


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade