Publicado em 24/09/2024
Tailan Vieira Raittz, de 30 anos, é proprietário do supermercado Taismani, no bairro Forquilhas, há três anos. Ele decidiu aderir ao Selo do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA) para manipular carnes e oferecer opções além dos cortes tradicionais do açougue, como o preparo de almôndegas.
O SIM-POA também reduz custos para os empresários e possibilita a comercialização de produtos em São José e na circunscrição da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis).
"Queremos oferecer o melhor aos nossos clientes. Por isso, nos adequamos ao Selo, tanto para cumprir a lei quanto para garantir mais opções de compra de carne para nossos consumidores", explica Tailan.
A entrega do certificado ocorreu na segunda-feira (23) e contou com a presença do secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rubens Pereira Junior, e da médica veterinária da Prefeitura de São José, Claudia Regina Cavalheiro, responsável pela habilitação dos estabelecimentos.
“Ficamos felizes em entregar mais um certificado a um empreendedor. Garantir uma alimentação segura para as famílias josefenses é um compromisso com os regulamentos técnicos do município, além de ser uma ação nobre”, afirmou Rubens.
Normas de adequação
Para receber o selo SIM, o empreendedor precisa estar em conformidade com as exigências sanitárias. Tales Vieira iniciou o processo em 2023 e contratou a empresa Mar & Terra, dirigida pelos empresários e médicos veterinários Ari Estevão e Gabriela Alt. A empresa ficou responsável por estruturar o fluxo de manipulação das carnes.
Segundo Gabriela, foi criada uma sala de produção com temperatura abaixo de 10 graus, além de um investimento maior na cadeia de frios, permitindo a produção dos novos produtos.
A responsável técnica do mercado Taismani comenta que uma das funções da Mar & Terra é treinar a equipe para manipular, receber e armazenar adequadamente os alimentos. Além disso, a responsável técnica realiza fiscalizações semanais no local, verificando as condições do ambiente, dos trabalhadores e dos fornecedores.
“Oriento todas as etapas de produção conforme a legislação, ensinando a higienizar uniformes, botas, facas, paredes e a usar os materiais adequados para limpeza de utensílios e ambientes”, declara Gabriela.
Ari Estevão complementa que o planejamento para adequação dos estabelecimentos leva de 6 a 8 meses. “É preciso fazer um pré-projeto, que a médica veterinária do município precisa aprovar, e só então iniciamos a montagem dos equipamentos. Todos os elos da cadeia são essenciais, principalmente os profissionais que manipulam a carne, que precisam ser qualificados. Não adianta receber uma matéria-prima de qualidade se o profissional não tem experiência; a carne vai estragar”, afirma Ari.
Como solicitar o Selo?
Para aderir ao SIM, a empresa deve entrar em contato pelo e-mail: sim.dipoa@pmsj.sc.gov.br.