Publicado em 02/09/2024
São José, na Grande Florianópolis, emerge como uma potência no mercado imobiliário, atraindo olhares de investidores e compradores em busca de oportunidades promissoras. Impulsionada por investimentos em diversificação de imóveis, desenvolvimento econômico e infraestrutura, como a construção do Anel Viário, São José foi reconhecida recentemente como uma das cidades mais valorizadas não apenas em Santa Catarina, mas em todo o Brasil.
Valorização acima da média nacional
No primeiro semestre deste ano, um dado destacou a cidade nacionalmente quanto a valorização imobiliária. Segundo a pesquisa [Comportamento recente dos preços de venda de imóveis residenciais (%) – Índice FipeZAP], entre abril/23 e março/24, São José apresentou uma variação positiva de 17,94%, superando em muito a média nacional de 5,54%. Essa tendência fez com que o preço do metro quadrado no município subisse para R$ 7.382, tornando São José uma das cidades mais valorizadas no Estado e no país. O segundo semestre vem mostrando que o ano tende a terminar em alta novamente. Até julho, a mesma pesquisa mostrou um acumulado de + 6,29%, fechando o preço médio do m2 em R$ 7.622.
Investimentos em Infraestrutura
Os investimentos robustos em infraestrutura têm sido o motor por trás do crescimento vertiginoso do mercado imobiliário no município, em especial, para os bairros Sertão do Maruim, Forquilhinha, Forquilhas, Flor de Nápolis, Potecas, Picadas do Sul e Distrito Industrial, região que concentra cerca de 100 mil pessoas e que conta com duas grandes obras importantes: o Anel Viário e a Avenida Beira-Rio Forquilhas.
Atualmente, a BR-101 é um divisor na cidade e com a inauguração do Anel Viário o cenário irá mudar. Não apenas porque irá desafogar o trânsito da BR, melhorando a mobilidade urbana para toda a Grande Florianópolis, mas também porque fará desta via federal uma avenida urbana, interligando e tornando mais fluido os dois lados da BR. Por este motivo, muitos investidores estão mirando o lado norte da BR-101, porque também é onde tem mais área territorial para o desenvolvimento econômico da cidade. Todas essas melhorias e os sistemas de transporte, serviços públicos e espaços de lazer já entregues ou em andamento têm aprimorado significativamente a qualidade de vida das pessoas na região, transformando São José em um ícone de oportunidades para investidores, compradores e vendedores.
Desenvolvimento econômico e o cenário empresarial
Além do florescente mercado imobiliário, São José também tem se destacado pelo seu vibrante ambiente empreendedor. Segundo dados do Observatório Jucesc, o município abriga atualmente um impressionante número de 55.712 empresas ativas, refletindo o crescente interesse de empreendedores locais e regionais. Nos últimos anos, o número de empresas que escolhem a cidade como sede tem aumentado de forma constante, demonstrando a confiança no potencial econômico da região. Esse cenário empreendedor diversificado e dinâmico adiciona uma camada adicional de atratividade para investidores e moradores, solidificando ainda mais a posição de São José como um dos principais centros de oportunidades no Sul do Brasil.
Um novo bairro planejado
São José tem atraído investimentos e negócios, criando um ambiente propício para empreendedores e empresas. É nesse contexto vertiginoso que a Paysage Corpal, incorporadora que atua no desenvolvimento urbano nos três estados do Sul do Brasil, em sociedade com o Grupo Greca, irá lançar em breve um novo bairro planejado na cidade. Será um bairro planejado com mais de 50 hectares distribuídos em condomínios fechados, lotes destinados para comércio e serviço, áreas verdes e de lazer, ciclovias, e um grande parque público. Esse empreendimento será o primeiro com condomínios fechados de São José, um feito notável considerando que até 2020 não havia legislação para condominios fechados de lotes.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.