Publicado em 23/07/2024
Nascida em Porto Alegre, e morando desde 2003 em Londres, na Inglaterra, Mirtes dos Santos retorna para Florianópolis para fazer o lançamento do primeiro livro. “Escritas de silêncio: um diário”, será lançado na sexta-feira, dia 26 de julho, a partir das 19h, na Fundação Cultural BADESC. A entrada é gratuita.
“Morei em Florianópolis de 1986 até 2003, quando mudei para a Inglaterra. E estou feliz em voltar para cá e apresentar meu primeiro livro”, compartilha Mirtes.
A escritora destaca que a obra é formada por fragmentos de textos e fotografias que contam parte de sua história, como as lembranças de infância no interior do Rio Grande do Sul, cenas de cotidiano quando sai para trabalhar como cleaner, além de aventuras, o amor pelo filho, e suas vivências no continente europeu. No diário, Mirtes convida o leitor para uma conversa enquanto apresenta memórias e silêncios.
“Não sei exatamente quando a literatura entrou em minha vida, mas sempre fui atraída pelo universo literário e grande leitora de livros e das paisagens internas e externas. E agora decidi reunir minhas anotações ao longo dos anos e apresentá-las num livro”, destaca.
Com coordenação editorial de Patrícia Galelli e projeto gráfico de Tina Merz, “Escritas de silêncio: um diário”, de 165 páginas, foi publicado pela Editora Nave, de Florianópolis. No dia do evento o livro estará à venda.
Na carta-prefácio, Dilma B. R. Juliano escreve “ela não se fixa e, como tal, a escrita aparece como sua possibilidade de, em estado contínuo, estar perto e longe do passado familiar e da solidão do presente em terras estrangeiras”. Já Janniny Kierniew, que escreveu a orelha do livro destaca que, "Mirtes dos Santos traça uma travessia única que se arrisca na palavra e revela seus movimentos singulares, colocando em primeiro plano a potência da escrita enquanto formadora de si."
A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, bem no Centro de Florianópolis. Até o dia 14 de agosto será possível visitar, de segunda a sexta, das 13h às 19h, a exposição “Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann”. A entrada é gratuita.
Divulgação Capa do Escritas de Silêncio um diário de Mirtes dos Santos |