Publicado em 11/07/2024
Ao longo da manhã, o avanço do sistema em direção às demais áreas, favorece a chuva intensa que por alguns momentos pode acompanhada de trovoadas, e também a ocorrência de temporais isolados acompanhados de rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.
O risco relacionado à chuva intensa e volumosa é moderado a alto. O vento sopra fraco, de direção sul nas áreas litorâneas, e de nordeste passando a sudoeste à tarde no interior do estado. No amanhecer, as temperaturas variam entre -1 e 10°C no Grande Oeste, Planaltos, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis Serrana, nas demais áreas as mínimas oscilam entre 10 e 15°C.
À tarde, devido ao tempo encoberto e chuvoso as temperaturas permanecem baixas e marcam entre 9 e 15°C em Santa Catarina. O risco se mantém moderado a alto para desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
Mar pouco agitado em toda a costa catarinense, com ondas de sul/sudeste, alturas entre 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m em alto mar entre a costa da Grande Florianópolis e do Litoral Sul, e ondas entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m no Litoral Norte.
Tendência para os próximos dias
Ao longo do domingo (14) condição de tempo encoberto e chuvoso persiste no estado, com as chuvas mais intensas sendo esperadas principalmente para a metade leste catarinense.
O risco permanece moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
Na segunda-feira (15) o dia ainda inicia com tempo encoberto e chuvoso no leste do estado, mas com o deslocamento das instabilidades em direção ao oceano, o tempo começa a estabilizar a partir das áreas de divisa com o RS, mas permanece com bastante nebulosidade em todo o estado, condição que permanece ao longo da terça-feira (16), quando o sol aparece mais em algumas áreas de SC.
Com informações de DEFESA CIVIL/SC