Publicado em 10/07/2024
A partir da tarde, com o deslocamento do sistema em direção ao oceano, o tempo apresenta condições de melhoria em várias regiões, com exceção das áreas de divisa com o RS e o Litoral Sul, onde ainda haverá maior nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas.
O risco é baixo a pontualmente moderado para alagamentos. Os ventos variam de oeste no interior do estado e de sul no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 60 km/h nas áreas costeiras, especialmente do Litoral Sul e Florianópolis.
As temperaturas mínimas devem ser registradas ao final da noite, quando devem variar entre 10 e 14°C na Grande Florianópolis Litorânea, Baixo e Médio Vale e no Litoral Norte e de 2 a 10°C nas outras áreas.
À tarde, as temperaturas também estarão baixas, marcando entre 13 e 18°C no Planalto Norte, Vale do Itajaí e no Litoral Norte e variam 7 a 15°C no restante do estado, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas ao agravamento de doenças cardiovasculares, cardiorrespiratórias e hipotermia.
O mar fica agitado em toda costa com ondas de leste/sudeste próximas dos 2/2,5 m com picos de até 3 m em alto mar oferecendo risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Tendência para os próximos dias
O sábado (13) inicia com chuva fraca e tempo encoberto no centro/leste do estado e com variação de nuvens no Grande Oeste. Entre a tarde e a noite, novas instabilidades favorecem a ocorrência e chuva a partir das áreas de divisa com o Paraná que se espalham de forma gradativa por todo estado, condição que persiste ao longo do domingo (14) quando haverá condições favoráveis à ocorrência de chuva pontualmente intensa e volumosa no estado.
Com informações de DEFESA CIVIL/SC