img



GERAL

Santa Catarina pode ter neve e chuva congelante entre a noite desta terça (09) e madrugada de quarta-feira (10)

Publicado em 09/07/2024


Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Santa Catarina pode ter neve e chuva congelante entre a noite desta terça (09) e madrugada de quarta-feira (10)



A combinação de uma intensa massa de ar frio e a disponibilidade de umidade cria condições favoráveis para o fenômeno chamado de precipitação invernal, que traz chance de neve e chuva congelante para Santa Catarina.

Essa condição deve ocorrer nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça-feira, 9, e a madrugada da quarta-feira,10.

Segundo a equipe de monitoramento da  Defesa Civil, as temperaturas durante esse período devem ficar próximas ou inferiores a 0°C, favorecendo a ocorrência de chuva congelada e/ou congelante, com uma pequena chance de neve misturada à chuva congelada. O tipo de precipitação dependerá da quantidade de umidade presente na atmosfera.

“Para a precipitação de neve ocorrer, é necessária a combinação de vários fatores. A temperatura na camada em 850 hPa (cerca de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve permanecer próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta durante seu trajeto até o solo”, informa a equipe de monitoramento da Defesa Civil.

Tipos de Precipitação Invernal

– Chuva Congelada: Ocorre quando um floco de neve passa por uma camada de ar com temperatura positiva durante sua queda, descongelado e congelado novamente ao encontrar uma camada de ar mais frio próxima da superfície. Este fenômeno pode anteceder a queda de neve, sendo comum observar chuva congelada misturada a flocos de neve.

– Chuva Congelante: Acontece quando a precipitação cai na forma líquida, congelando ao tocar uma superfície sólida, quando as temperaturas do ar estão próximas ou abaixo de 0°C. Este fenômeno geralmente acumula gelo em forma de lâmina no solo.

– Neve: É a precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo que não derretem durante seu trajeto até o solo, com formato hexagonal ou ramificado, ou ainda em formato granular.

A Defesa Civil está monitorando a situação e continuará emitindo alertas para garantir a segurança da população.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br 


Divulgação
Santa Catarina pode ter neve e chuva congelante entre a noite desta terça (09) e madrugada de quarta-feira (10)










Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade