img

GERAL

Julho sem plástico: conheça loja de SC especializada em calçados ecológicos

Publicado em 08/07/2024


Mayara Quirino
Julho sem plástico: conheça loja de SC especializada em calçados ecológicos

Debora Dorneles é destaque quando o assunto é sustentabilidade




Ecobambu, garrafas pet recicladas e derivados da cana de açúcar são produtos utilizados na confecção de calçados da Alme, marca vegana do Grupo Arezzo, que é encontrada na Terra Maya Slow Shoes, em Florianópolis

Já imaginou usar um tênis com forro e cadarços feitos com fios de garrafas PET recicladas? O que antes parecia um sonho – ou ainda pode ser para alguns – já virou realidade. Atualmente é mais comum – e também acessível, a compra de calçados ecológicos e que não fazem uso de plásticos na confecção.

Em Florianópolis há uma loja especializada em calçados ecológicos. Fundada em 2021 pela empreendedora do ramo da sustentabilidade, Débora Dorneles, a Terra Maya Slow Shoes é referência no setor. “Levantamos a bandeira da sustentabilidade desde que abrimos as portas e agora, durante o mês de julho, queremos reforçar ainda mais o Julho sem Plástico”, ressalta Debora.

A empreendedora destaca que os sapatos sustentáveis, sejam eles tênis, botas, chinelos ou sandália, não perdem para os modelos e propostas tradicionais. É que geralmente eles são produzidos sem nada de origem animal, e com tecidos feitos de fios de garrafa PET reciclada, solado com cortiça natural e processos que contam com efeitos menos invasivos ao meio ambiente como, por exemplo, pouca ou nenhuma quantidade de água na confecção. Algumas marcas buscam ainda o carbono neutro, com a compensação de 100% das emissões de CO².

"Quando decidi fundar a loja de sapatos sustentáveis sabia que isso tudo ia além do comércio. Afinal, é importante poder olhar para as coisas simples e básicas, como o calçar e o caminhar, como uma atitude que pode oferecer conforto, beleza e um futuro mais saudável para toda uma sociedade”, destaca Débora.

Dentre as marcas catarinenses, nacionais e internacionais que integram o mix de opções da Slow Shoes, está a Alme, marca vegana e sustentável de calçados do Grupo Arezzo. A Empresa B certificada, a Alme é uma marca carbono neutro, que compensa 100% das suas emissões de CO2 com projetos de preservação das florestas brasileiras. Além disso, utiliza, na confecção de modelos de tênis e sandálias, produtos como o Ecobambu, um material tecnológico com 45% de fibra de bambu regenerado, EVA verde I’m Green, um derivado super macio com origem na cana de açúcar, fios de garrafas PET recicladas na produção de forros e cadarços e nenhum componente de origem animal

A operação comandada por Débora em Florianópolis é a única de Santa Catarina a oferecer os produtos da Alme numa loja física. “Assim como a Terra Maya, a Alme, prioriza o bem-estar, tecnologia e cuidados com os impactos ambientais”, completa Débora.


Diorgenes Pandini
Julho sem plástico: conheça loja de SC especializada em calçados ecológicos

Alme é a marca vegana do Grupo Arezzo


Juliano Zanotelli
Julho sem plástico: conheça loja de SC especializada em calçados ecológicos

Loja especializada em calçados sustentáveis fica em Florianópolis









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Cidades


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade