img



ESPORTES

Vai correr na rua? Saiba como garantir os benefícios durante o inverno

Publicado em 27/06/2024


Paulo Lucas Fagundes
Vai correr na rua? Saiba como garantir os benefícios durante o inverno

O preparador físico Guilherme Dutra




Preparador físico dá dicas de como manter a prática de exercícios ao ar livre, mesmo nos dias frios da estação. O cuidado já começa na escolha da vestimenta.

O inverno chegou e com ele as temperaturas mais amenas. Nesta época do ano, o tempo convida à ingestão de alimentos mais calóricos, atividades indoors e, com isso, manter a prática de exercícios físicos ao ar livre nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, se exercitar no frio tem suas vantagens. É fato que a queima calórica é maior, pois o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Mas alguns cuidados devem ser tomados, principalmente, para evitar lesões e algumas doenças.

Guilherme Dutra, preparador físico especialista em corrida de rua, proprietário da GD Assessoria Esportiva, ressalta que o cuidado já começa na escolha da roupa correta para a prática da atividade. “Usar casacos de algodão ou moletom aumenta a retenção de calor, consequentemente, a quantidade de suor. Suor não é sinônimo de queima de calorias, como muita gente pensa, mas de desidratação. Para correr, o ideal é utilizar segunda pele e corta-vento de material específico para quem corre. As extremidades, como nariz, orelha, mãos e pés, precisam estar cobertas. Para isso, devem-se usar bandanas, toucas, luvas e meias de poliamida. E um dos pontos fundamentais é a hidratação. No inverno tendemos a tomar menos água, mas a ingestão deve ser ainda maior que no verão, devido a homeostase corporal, nem que para isso o atleta tenha que utilizar aplicativos ou alarmes de aviso”.

Se o atleta tem mais disponibilidade de horário ou uma vida mais flexível, o ideal é encaixar o treino de corrida no meio da manhã ou início da tarde, momento em que há um pouco mais de sol, fugindo, assim, do frio das manhãs e do fim do dia. Caso contrário, uma dica importante é realizar um bom aquecimento, já que no frio as articulações ficam mais rígidas, sendo essencial incluir também exercícios de mobilidade. Seguindo estas orientações, o praticante garante todos os benefícios que a prática de exercício nesta época do ano pode proporcionar. “Se a pessoa aliar a corrida a uma alimentação equilibrada, o frio só tende a ajudar no emagrecimento ou a intensificar os treinos”, conclui Guilherme.

Dez anos fomentando a prática da corrida de rua, a GD Assessoria Esportiva trabalha com corrida de rua do iniciante ao avançado, personal trainer e treino funcional adulto e infantil. Com sede no Balneário do Estreito, na região continental de Florianópolis, possui um Centro de Treinamento onde também condiciona seus atletas diariamente antes da prática esportiva, garantindo um melhor rendimento na corrida e no condicionamento físico.

Corrida pelo Estado

Florianópolis, hoje, pode ser considerada a Capital das corridas de rua. Mensalmente, a cidade recebe de cinco a dez provas, com milhares de participantes cada uma delas. Cerca de 10 mil atletas praticam a corrida de rua no Estado vinculados a alguma assessoria esportiva, fora as pessoas que correm por conta própria, de acordo com a Associação de Treinadores de Corrida de Santa Catarina (ATC/SC).









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade