img



COMUNIDADE

MultiHospital: primeira ótica pública de Santa Catarina já está em funcionamento 

Publicado em 20/06/2024


Allan Carvalho/PMF
MultiHospital: primeira ótica pública de Santa Catarina já está em funcionamento 

Solange e Leonilda em frente ao MultiHospital




Em apenas uma semana, serviço da Prefeitura de Florianópolis já recebeu mais de 50 solicitações de óculos 

A primeira ótica pública de Santa Catarina, localizada no MultiHospital, começou a funcionar na última segunda-feira (10). Nos primeiros cinco dias de atendimento, já foram solicitados mais de 50 óculos (armação + lente) no local. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, e o acesso ao serviço se dá por meio de encaminhamento do Centro de Saúde. A unidade da Prefeitura de Florianópolis é pioneira no estado, ampliando o acesso à saúde visual para a população.

Um exemplo do impacto desse serviço é o caso de Solange Regina Vacchi. Nesta terça-feira (18), Solange levou a mãe, Leonilda Vacchi, para uma consulta oftalmológica no MultiHospital. “Minha mãe fez cirurgia, em 2015, no HOF [Hospital de Olhos de Florianópolis] e todo ano a gente faz a revisão. A gente estava aguardando essa consulta e eu achei que ia demorar mais, mas no fim foi bem rápida”, relata Solange Vacchi. “E foi ótima, muito bem atendida pelo médico”.  

Para acessar as consultas oftalmológicas no MultiHospital, é necessário primeiro ir ao Centro de Saúde. As equipes de Saúde da Família (eSF) avaliam o caso e encaminham o cidadão para o atendimento especializado. A solicitação é enviada para a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que classifica cada pedido de acordo com a gravidade e organiza as listas de espera. Em seguida, o paciente é convocado para realizar os procedimentos no MultiHospital. 

A utilização da ótica pública ocorre apenas após atendimento no MultiHospital. Caso o profissional oftalmologista tenha indicado a necessidade de óculos, o cidadão pode se dirigir à ótica e escolher a armação de acordo com o interesse. A solicitação (armação e lentes) é enviada para a produção, e os óculos estarão prontos para retirada em cerca de cinco dias úteis. Entre segunda e sexta-feira (14), 51 óculos foram solicitados para moradores de Florianópolis atendidos no local. 

Leonilda voltará ao Carianos já na próxima terça-feira para buscar seus novos óculos. Após a consulta oftalmológica, recebeu a prescrição e foi escolher seu novo par na ótica pública. Em cerca de cinco minutos, os óculos foram escolhidos e a solicitação enviada. “Ótimo, tudo muito bom. Eu nem sabia da existência do hospital aqui, foi uma surpresa quando a gente chegou e viu essa estrutura, parece um hospital particular”, conclui Solange.









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...