img


Florianópolis, 29 de novembro de 2024



COMUNIDADE

Veja como foi a abertura do FALA São Chico 2024

Publicado em 20/06/2024


Daniel Guilhamet
Veja como foi a abertura do FALA São Chico 2024



Cerimônia no CineTeatro X de Novembro marcou o início da programação de quatro dias no Centro Histórico do território mais antigo de Santa Catarina

O Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2024, que celebra o cinema documental do Brasil e países vizinhos, começou oficialmente nesta quarta, 19, com a Cerimônia de Abertura no CineTeatro X de Novembro. O tradicional cinema de rua da cidade teve a fachada revestida com as cores do festival e a imagem de uma locomotiva, que remete ao filme de encerramento, Trilhos Históricos II: Ferrovia Dona Francisca, de Antonio Celso dos Santos, idealizador do FALA e da Associação Cultural Panvision, falecido em outubro do ano passado, exibido em homenagem a ele.

Alissa Azambuja, diretora Artística e de Comunicação da Panvision, lembrou que nesta edição foram mais de 460 inscrições, de 23 países. Desses, foram selecionados 14 filmes que compõem a programação competitiva, além de dois filmes catarinenses convidados. 

A diretora-presidente da Associação Cultural Panvision e diretora de Programação do FALA, Marilha Naccari, disse estar feliz de retornar ao Centro Histórico e ao CineTeatro depois da segunda edição no balneário da Enseada. “Este é um espaço raro e estamos iniciando um movimento com a prefeitura para pensar a restauração do cinema da cidade e a continuidade de público”, contou, convidando o público a multiplicar e se orgulhar do festival na cidade mais antiga de Santa Catarina.

“Esperamos que seja uma tradição que perdure por muitos anos, alternando entre centro e balneários para que toda a comunidade participe. Aqui também fazemos uma homenagem ao Celso, entusiasta do cinema de Santa Catarina”, lembrou o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, destacando dois filmes da programação que tem relação com a cidade, Grupo Escola Felipe Schmidt: um lugar de memórias de São Francisco do Sul, sobre o colégio mais antigo do município que será reinaugurado, e o filme de encerramento, que aborda a estrada de ferro que ligava São Francisco a Mafra. Mariana Corrêa, diretora da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, reforçou ainda que o evento movimenta economicamente a cidade e perpassa outras áreas, como a educação e o turismo.

A abertura contou também com a presença das analistas de responsabilidade social da empresa incentivadora Grupo Krona, gestoras do Instituto Krona, Kariny Borges da Rosa e Raquel Silva, que destacaram a acessibilidade promovida pelo festival, com a programação totalmente acessível para o público surdo e cego.

O Diretor Executivo da Panvision, Tiago Santos, agradeceu a equipe, a prefeitura, patrocinadores e apoiadores, o comércio da cidade e também o público, que foi de 6 mil pessoas na edição passada na praia da Enseada. Por fim, Tiago agradeceu ao Celso, seu pai, que pela primeira vez não está aqui, e convidou o público a lotar a sala de cinema no sábado para assistir o filme dirigido por ele. As gravações foram o início da ideia de realizar um festival de cinema na cidade.

A programação foi aberta com apresentação musical do grupo Charanga da Casa, e a primeira sessão da Mostra Curtas Catarinenses e Latinos, com cinco filmes. Após a sessão, os realizadores presentes conversaram com o público, que também pôde votar nos seus curtas preferidos, para a escolha dos vencedores pelo Júri Popular.

O FALA São Chico 2024 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika e Naymovie. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco e Associação Empresarial São Francisco do Sul. Com apoio Wana e Full Port e Incentivo do Grupo Krona e Condor.  Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

O Festival será realizado de 19 a 22 de junho. A programação completa está disponível no site falasaochico.com.br/ e nas redes sociais @falasaochico.

 

II Curta Jacarehy

Em breve

 

III FALA São Chico

19 a 22 de junho de 2024

 

28º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2024

De 05 a 11 de setembro de 2024


Daniel Guilhamet
Veja como foi a abertura do FALA São Chico 2024













Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade