img


Florianópolis, 27 de novembro de 2024



GERAL

Florianópolis se destaca como capital mais segura do país

Publicado em 19/06/2024


Allan Carvalho/PMF
Florianópolis se destaca como capital mais segura do país



Cidade tem o menor número de homicídios, principal indicador do Atlas de Segurança 2024

Dentre as 27 capitais brasileiras, Florianópolis se destaca por ser a mais segura do país. A informação é do Atlas de Segurança 2024, divulgado nesta terça-feira (18) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O principal indicador considerado pelo estudo é a taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Na capital catarinense, este número é de 8,9, no outro extremo da pesquisa, em Salvador (BA), a estimativa é de 66,4.

No mapa das cidades que concentram metade dos homicídios do país, a única capital que não consta é Florianópolis. Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,847, a cidade é lembrada pela qualidade de vida e suas paisagens turísticas. De acordo com a pesquisa, ocorreram 48 casos de homicídio na capital no último ano. O número é o menor absoluto entre capitais, além de ser o menor registrado em Florianópolis na última década.

“Nem sempre foi assim”, relata Araújo Gomes, Secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, ao lembrar que até 2017 os números eram altos e cresciam anualmente, mas que desde 2018 os índices apresentam redução a cada ano. "Nossa principal vantagem nesta guerra é a qualidade e integração das forças de segurança entre si e destas com a Prefeitura. Se por um lado a atuação policial qualificada fortalece a prevenção e repressão aos crimes mais graves, a Prefeitura atua em outras duas frentes, combatendo os fatores de desordem urbana e fortalecendo o capital social nas comunidades". Assim, enquanto as rondas, operações, investigações e fiscalizações combatem o crime presente e os previne no futuro próximo, os investimentos em saúde, educação, trabalho e renda garantem cada vez menos violência.

Para o prefeito de Florianópolis Topázio Neto, o resultado deve ser comemorado e os indicadores devem continuar a melhorar, mas vencido o desafio da criminalidade violenta, o foco é "reduzir cada vez mais os incidentes de desordem e microcriminalidade, fortalecendo a sensação de segurança e consolidando-a como fator de atração e retenção de investimentos na nossa cidade."












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade