img



COMUNIDADE

Escola municipal de Florianópolis emplaca dois filmes na 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Publicado em 14/06/2024


Divulgação/PMF
Escola municipal de Florianópolis emplaca dois filmes na 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Professores e estudantes produzindo o filme "O almoço"




"O Almoço" e "Os danos de um relacionamento abusivo" foram produzidos pelo Núcleo de Cinema Maria Tomázia Coelho

 Duas produções do Núcleo de Cinema da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no bairro Santinho, foram selecionados para a 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), no XVI Fórum da Rede Kino.
  
“O Almoço” (2022) é uma animação e uma adaptação do livro de mesmo nome de 1987, do escritor Mário Vale, e nos leva a refletir, de forma leve e singela, sobre as falsas aparências no mundo contemporâneo, diante do contexto midiático atual, onde as imagens têm uma centralidade na construção do imaginário social. A produção foi feita por quatro estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE): Arthur Carvalho, Arthur Melzi, Arthur Noronha e Fábio Luiz Amaral, sob direção do Prof. Eloísio Lopes Felipe.
  
“Interessante participar de todo processo de confecção dos desenhos e ver eles ganharem forma e vida, podendo nos levar a várias interpretações e imaginações”, conta Giani Winkler, professora do AEE.
  
Já a obra “Os danos de um relacionamento abusivo” (2020) é uma produção da então estudante do 9º ano, Gabriela Schultz Biason. Em tempos de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19, a professora Cláudia Vieira, de Língua Portuguesa, sugeriu como proposta a produção de um vídeo relacionado ao tema ciúme, a partir da leitura de contos psicológicos de autores como Clarice Lispector e Machado de Assis. Com a colaboração dos integrantes do Núcleo de Cinema MTC, o vídeo de Gabriela foi editado e hoje faz parte do acervo de produções do Núcleo.
  
“Ao trabalhar a produção audiovisual a partir de uma produção escrita pela própria estudante percebemos a ressignificação da reflexão de um tema tão importante, principalmente para as mulheres, como a questão da violência física e psicológica. Através desse trabalho foi possível dar voz ao pensamento crítico dos estudantes”, disse a professora Cláudia Vieira sobre a atividade.

A 19ª edição da CineOP acontece de 19 a 24 de junho em Ouro Preto, Minas Gerais. Com o tema “Educação”, o evento propõe a abordagem “Plano Nacional de Cinema na Escola: Comunicação, Cultura e Educação”. A curadoria foi feita por Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga. Toda programação é oferecida gratuitamente para um público estimado em mais de 20 mil pessoas.

Durante os seis dias de programação, o público vai conferir mais de 32 sessões de cinema com exibições para todas as idades em dois cinemas instalados especialmente para o evento: o Cine-Praça, ao ar livre, na Praça Tiradentes; e o Cine-Teatro, no Centro de Convenções.
  
"O Almoço" será exibido no sábado (22), às 11h30 e "Os danos de um relacionamento abusivo" passará na segunda-feira (24), ambos no Cine-Teatro, no Centro de Convenções de Ouro Preto.
   
NÚCLEO DE CINEMA MTC

O Núcleo de Cinema da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes a aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades por meio da produção de audiovisuais. Numa perspectiva interdisciplinar, o Núcleo promove uma maior articulação entre as disciplinas curriculares e a efetivação de novos vínculos dos estudantes com a escola.

“Pude entender como se faz um filme. Aprendi com o professor Elói como se faz para editar, colocar música. Fiquei feliz vendo o filme e por fazer parte de algo tão legal” conta Benjamin, estudante do 4º ano.
  
Desde o começo de suas atividades, mais de 400 estudantes do 1º ao 9º ano já participaram do Núcleo de Cinema MTC, contabilizando mais de cem filmes produzidos, que vão desde documentários à ficção, incluindo filmes de animação que utilizam técnicas variadas.


Divulgação/PMF
Escola municipal de Florianópolis emplaca dois filmes na 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Cena do filme "O almoço"


Divulgação/PMF
Escola municipal de Florianópolis emplaca dois filmes na 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Cena do filme "Os danos de um relacionamento abusivo"









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...