img



COMUNIDADE

Na Semana do Meio Ambiente, ACIF e Liza lançam Gincana ReÓleo para escolas de Florianópolis

Publicado em 06/06/2024


Divulgação/ACIF
Na Semana do Meio Ambiente, ACIF e Liza lançam Gincana ReÓleo para escolas de Florianópolis

Luiz Falcão dando palestras do programa em escola




Nesta semana, em que celebramos a Semana do Meio Ambiente, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) anuncia a abertura do período de inscrições para a Gincana Reóleo 2024.

Entre os dias 5 a 25 de junho, escolas públicas e particulares de Florianópolis podem se inscrever para participar da iniciativa que promove a conscientização ambiental e a reciclagem de óleo de cozinha. A Gincana, que faz parte do Programa ReÓleo da ACIF em parceria com óleos Liza, objetiva sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha. 

O destino inadequado do resíduo contamina rios, lagos e oceanos, prejudicando a qualidade da água e a vida marinha, incluindo as belas praias de Florianópolis. Com o programa ReÓleo, a ACIF incentiva moradores de todas as idades a contribuírem com a sustentabilidade. O  programa ReÓleo, da ACIF, completou 25 anos e soma mais de 5,2 milhões de litros de óleo arrecadados. Também já impactou mais de 70 mil pessoas e dedicou mais de 1.100 horas à educação ambiental. 

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) são essenciais para o sucesso do programa. Espalhados por diversas regiões de Florianópolis, esses pontos permitem que a comunidade deposite o óleo usado de forma prática e segura. Em parceria com a Liza e com a Preserve Ambiental, o programa ReÓleo realiza a coleta do óleo depositado nestes pontos para encaminhá-lo ao destino adequado, contribuindo na proteção dos recursos hídricos e na promoção da reciclagem.

Contribuição dos Empresários e o Papel do Programa ReÓleo

O Programa ReÓleo destaca-se também por envolver empresários comprometidos com práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Restaurantes, lanchonetes, hotéis e outros estabelecimentos que utilizam óleo de cozinha podem participar, contribuindo para a coleta e reciclagem do material.

"A reciclagem e a conscientização ambiental são pilares essenciais para a sustentabilidade nas empresas. Adotar práticas de reciclagem e promover a educação ambiental protege nossos recursos naturais, e também fortalece a imagem da empresa como responsável e comprometida com o futuro do planeta. Cada ação conta, e ao incorporar essas práticas no dia a dia empresarial estamos contribuindo para um ambiente mais saudável e um mercado mais consciente," afirma Luiz Antônio Falcão de Moura, diretor do programa.

Parceria com a Cargill e Impacto Comunitário

Desde 2021, o Programa ReÓleo conta com a parceria da marca de óleos Liza (Cargill), potencializando suas ações de educação e coleta. Essa colaboração já resultou na coleta de mais de 200 mil litros de óleo em Florianópolis, demonstrando a força da união entre consumidores e parceiros.

"A parceria de Liza e o Programa ReÓleo é uma união que fortalece e transforma! Vamos juntos fazer de Florianópolis uma referência na reciclagem de óleo de fritura", afirma Márcio Barela, Gerente de Sustentabilidade da Cargill.

Gincana nas Escolas: Incentivo à Educação Ambiental

A Gincana do Reóleo é uma competição saudável entre escolas, na qual o maior vencedor é o meio ambiente. As escolas participantes armazenam o óleo de cozinha usado em garrafas PET, que são depositadas em recipientes apropriados para posterior recolhimento. As três escolas que arrecadarem a maior quantidade de óleo serão premiadas com um notebook cada, além de um projetor para o primeiro lugar.

Para mais informações sobre o programa, acesse https://reoleo.acif.org.br/ 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...