img



COMUNIDADE

É curso, série e jogo: projeto inovador do TJSC conscientiza jovens sobre violência doméstica

Publicado em 29/05/2024


Divulgação
É curso, série e jogo: projeto inovador do TJSC conscientiza jovens sobre violência doméstica

Apresentação do jogo na escola Antônio Francisco Machado. Da esquerda para direita: Michelle Hugill (TJSC), Ylmara Cruz Elbert (diretora-adjunta da escola), João Machado (TJSC), Cristiane Machado (TJSC), Grace da Silva Machado (servidora do Juizado da Violência Doméstica de São José) e Jotape Malara (CEO da New School).




Iniciativa inédita no Brasil, idealizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com a startup New School, tem atraído centenas de jovens para discutir e refletir, de forma ágil e atrativa, um tema árido e urgente: violência doméstica contra as mulheres.

Sem custo nenhum, o estudante baixa o aplicativo e faz o curso online, em formato de série ficcional com enredo ágil e didático sobre relacionamentos abusivos e violência de gênero. Além do curso e da série, é um jogo, no qual o participante concorre a 252 prêmios, entre eles Iphone 12, Xbox 360, bicicleta, skate e chuteira. É a isca para atrair atenção – ela se mantém com o desenrolar da série, essa realizada por atores profissionais.  

Qualquer pessoa pode fazer o curso, intitulado “o cuidado transforma: violência doméstica também é matéria de escola”. Entretanto, para concorrer aos prêmios, é necessário residir em Santa Catarina e ter entre 14 e 24 anos.

“É uma gamificação com intuito de conscientizar e sensibilizar os estudantes de Santa Catarina sobre um tema grave que impacta a vida de milhões de famílias”, explica João Anfilóquio Machado Júnior, coordenador de Planejamento do TJSC. “O mundo mudou e a gente precisa, a partir dessas incríveis ferramentas da inovação, romper nossas bolhas e falar de forma direta e atrativa com os jovens”, complementa.

Para um dos usuários do aplicativo – os comentários são públicos – os idealizadores “conseguiram unir educação com entretenimento de forma interessante, e ainda cativar os alunos com a possibilidade de ganhar prêmios com os cursos”. Segundo ele, “isso faz com que o estudo dê retornos de curto prazo e incentive até quem não teve uma relação boa com a escola”.  

Todo o conteúdo desenvolvido no App foi supervisionado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do TJSC, comandada pela desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho. “O aplicativo faz parte do nosso compromisso de promover uma cultura de respeito, igualdade e empatia, capacitando os jovens para se tornarem agentes das mudanças em suas comunidades”, diz a magistrada.

Se alguém ainda duvida da importância de se discutir o tema, a estatística é um poderoso argumento. O Estado registrou, ano passado, um feminicídio por semana. Nesta semana, o app foi apresentado para 120 alunos da Escola Antônio Francisco Machado, em Forquilinhas, São José.  

Para participar do jogo, basta baixar o aplicativo da New School (www.newschool.app/o-cuidado-transforma) Mas atenção: as inscrições terminam no dia 30 de junho. Ao baixar o App, a pessoa já pode começar o curso.


Divulgação
É curso, série e jogo: projeto inovador do TJSC conscientiza jovens sobre violência doméstica










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade