img



VARIEDADES

Mostra Digitalismo, que proporciona experiência única no metaverso, é prorrogada em Florianópolis

Publicado em 29/05/2024


Divulgação
Mostra Digitalismo, que proporciona experiência única no metaverso, é prorrogada em Florianópolis

OBRA - DubAir




Depois de cerca de um mês de sucesso entre o público, a exposição "Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil ", foi prorrogada e recebe visitantes até dia 30 de junho, no Museu da Imagem e do Som (MIS-SC), no CIC, em Florianópolis.

Depois de cerca de um mês de sucesso entre o público, a exposição "Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil”, foi prorrogada e recebe visitantes até dia 30 de junho, no Museu da Imagem e do Som (MIS-SC), no CIC, em Florianópolis.  O Digitalismo representa uma evolução significativa no cenário cultural e artístico global. Esta é parte da definição da mostra, onde o artista Cristiano Chaussard proporciona ao público uma experiência única no ambiente digital. São cerca de 25 obras de arte e mais de 50 virtuais na exposição, que ocorre e até 27 de julho, na versão virtual, no site https://abrir.link/wSqwS.

“Na literatura, praticamente toda a produção já é realizada em meio digital. Quando não é, precisa-se da digitalização para continuidade da obra, na linha de produção e na sua distribuição também. Isso porque a impressão também é digital, por mais que seu resultado seja no papel”, explica Cristiano no vídeo-manifesto sobre o digitalismo (https://abrir.link/mqihP). 

Na exposição, o artista reúne obras de três coleções: “Pareidolia”, “Subexposição Microcosmos” e a coleção “Unrealism”. O Ateliê Chris Ribeiro Produção assina a concepção, curadoria e produção executiva do projeto, selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023, e executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Todas as obras possuem áudio descrição e algumas poderão ser apreciadas por meio da tecnologia de realidade aumentada, proporcionando, aos visitantes na modalidade presencial, uma experiência única e imersiva no Digitalismo”. A exposição também oferece ao visitante, a oportunidade de apreciação do audiovisual preparado para a mostra, um curta-metragem de 15 minutos onde o artista faz a Leitura do Manifesto do Digitalismo. Outro atrativo da exposição é a agenda de encontros, duas datas reservadas para que o visitante possa fazer um tour guiado pelo próprio artista, tanto no ambiente presencial quanto no virtual. 

Nas obras da Coleção “Pareidolia”, por exemplo,  o conteúdo a ser apresentado desafia o público a explorar um fenômeno psicológico que revela significado em estímulos aparentemente aleatórios, como imagens ou sons da natureza. O artista, por meio da manipulação digital de fotos de satélite e drone, desvenda significados ocultos que geralmente passam despercebidos, resultando em obras que unem o digital e o abstrato.

O Digitalismo é um fenômeno que permeia nossas vidas, moldando nosso comportamento e ampliando o horizonte das possibilidades artísticas. Desde a literatura, onde a produção digital é predominante, até a música, onde instrumentos digitais se misturam à criações analógicas, o Digitalismo é uma constante evolução que reflete as consequências positivas e negativas da era digital. É um movimento que se baseia nos legados do Modernismo, Expressionismo, Abstracionismo, entre outros, que desafiaram a concepção convencional da arte, abrindo espaço para novas linguagens estéticas e expressões emocionais. O Digitalismo acolhe a diversidade, a inovação e a pluralidade, sem barreiras intelectuais ou elitistas. “Hoje, uma biblioteca inteira cabe no seu bolso. E, na música, boa parte dos instrumentos já são digitais”, comenta Cristiano. 

Cristiano Chaussard também é professor de pós-graduação em e-commerce e marketing estratégico. É fundador da Flexy Negócios Digitais e presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina, além de vice-presidente do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis. “O Digitalismo e a Transmídia permitem ao artista extrapolar com facilidade o suporte da criação inicial em hiperlinks para outras mídias”, finaliza o artista, provocando a curiosidade e o interesse de quem vai visitar as exposições.

 

SERVIÇO:

"Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil" por Cristiano Chaussard

Quando e onde: Mostra virtual, até 27 de julho, na Galeria 3D do Salão do Digitalismo. Mostra presencial, até 30 de junho, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Quanto: Acesso gratuito.

Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10h30 às 21h. Domingo, das 10h às 21h. Segunda, fechado. 

Produção executiva cultural: Ateliê Chris Ribeiro Produções

Vídeos da exposição neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1NgHjlG57Gb7xClTvMqWKvVnoHB-TWjfo 


Divulgação
Mostra Digitalismo, que proporciona experiência única no metaverso, é prorrogada em Florianópolis

Na imagem, o artista Cristiano Chaussard


Divulgação
Mostra Digitalismo, que proporciona experiência única no metaverso, é prorrogada em Florianópolis










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade