img



VARIEDADES

Floripa Tap abre nesta quarta-feira (29) com duelo de sapateadores e Jam Session com artistas internacionais

Publicado em 28/05/2024


Divulgação
Floripa Tap abre nesta quarta-feira (29) com duelo de sapateadores e Jam Session com artistas internacionais



Festival internacional de sapateado terá 8 espetáculos gratuitos e mais de 60 oficinas e workshops até o dia 2 de junho; confira a programação de quarta e quinta

Atividades tradicionais do sapateado, o duelo e a Jam Session com sapateadores abrem na noite desta quarta-feira (29/5) o Floripa Tap, festival internacional de sapateado que chega à 13ª edição. Até domingo (2/6), o evento vai oferecer oito espetáculos gratuitos, mais de 60 oficinas e workshops e a Noite de Gala, no Teatro do CIC, uma apresentação com grupos e artistas selecionados pela curadoria do evento e única com venda de ingressos.

Com entrada gratuita, o duelo e a Jam Session serão às 19h e 21h, na casa Bugio Trindade (Servidão Cristiano Vanderlei Faria, n° 25, bairro Trindade), e contarão com a participação dos sapateadores convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA), e Daniel Borak (Suíça). Também participam a diretora do festival, Marina Coura, além de professores da Garagem da Dança, escola realizadora do evento, e de outros estados.

O duelo traz a improvisação, forte característica do sapateado, que originou disputas entre os dançarinos, também chamadas de “batalhas de improviso” ou “cutting contest”. Os sapateadores vão sendo desafiados e ganha quem conseguir deixar a criatividade fluir sem perder a contagem do tempo e dos compassos. Os duelos do Floripa Tap serão acompanhados por música ao vivo de Leandro Fortes (violão), Ângela Coltri (flauta transversal) e Trovão Rocha (baixo), e terão os sapateadores internacionais entre os jurados. Já a Jam Session, também com música ao vivo com o trio, contará com performances improvisadas dos professores do festival, incluindo os sapateadores dos Estados Unidos e da Suíça, uma oportunidade para ver de perto a sua técnica, ritmo e desenvoltura.

Antes da programação de dança, nesta quarta-feira (29/5), o evento conta com dois bate-papos no Centro Cultural Veras, no bairro Córrego Grande. Às 10h terá a conversa “História do Tap” e, às 13h15, o bate-papo “Racialidade na dança - Enxergando a Branquitude”. As duas discussões serão conduzidas por Marina e pela professora, pesquisadora e sapateadora Ana Gori, que dirige o primeiro grupo de sapateado brasileiro 100% formado por artistas negros, o Black’s On Tap, reunindo profissionais de Salvador (BA), Campinas (SP) e São Paulo (SP).

 

+ Duelo de sapateadores

29 de maio (quarta-feira), às 19h

A improvisação é uma forte característica do sapateado e originou os tradicionais duelos entre dançarinos, também chamados de “batalhas de improviso” ou “cutting contest”. Os sapateadores vão sendo desafiados e ganha quem conseguir deixar a criatividade fluir sem perder a contagem do tempo e dos compassos. Os duelos do Floripa Tap serão acompanhados por música ao vivo e entre os jurados estarão os convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça).

 

+ Jam Session com sapateado

29 de maio (quarta-feira), às 21h

São performances de sapateado improvisadas com participantes do Floripa Tap, como a diretora e coreógrafa Marina Coura, os convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça). Todas apresentadas ao som de música ao vivo de Leandro Fortes (violão), Ângela Coltri (flauta transversal) e Trovão Rocha (baixo).A proposta é dançar e se divertir, sem apurar vencedores.

 

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

» CENTRO CULTURAL VERAS

+ Bate-papo “História do Tap”
19 de maio, quarta-feira, das 10h às 11h30

Local: (Rua Vera Linhares de Andrade, 2.064, Córrego Grande

 

+ Bate-papo “Racialidade na dança - Enxergando a Branquitude”

19 de maio, quarta-feira, das 13h15 às 15h

Rua Vera Linhares de Andrade, 2.064, Córrego Grande

 

» BUGIO TRINDADE

+ Duelo de sapateadores

29 de maio (quarta-feira), às 19h

Acompanhado por música ao vivo e entre os jurados estarão os convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça).

 

+ Jam Session com sapateado

29 de maio (quarta-feira), às 21h

Performances de sapateado improvisadas com participantes do Floripa Tap, como a diretora e coreógrafa Marina Coura, os convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça).

 

» NOITE DE GALA

No Teatro Ademir Rosa, no CIC, no dia 1° de junho, às 20h30.
Apresentações de grupos convidados e dos artistas internacionais que participam do Floripa Tap: Josette Wiggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça). Ingressos: https://www.blueticket.com.br/search?q=noite%20de%20gala

 

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS E PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://linktr.ee/floripatap


Malcolm Ali
Floripa Tap abre nesta quarta-feira (29) com duelo de sapateadores e Jam Session com artistas internacionais

Josette Wiggan


Divulgação
Floripa Tap abre nesta quarta-feira (29) com duelo de sapateadores e Jam Session com artistas internacionais

Marina Coura









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade