img


Florianópolis, 30 de novembro de 2024



GERAL

Case pioneiro da TopMed conquista o prêmio InovaCidade

Publicado em 20/05/2024


Divulgação
Case pioneiro da TopMed conquista o prêmio InovaCidade

 Cleones Hostins (terceiro à esq.), Head Comercial da TopMed, recebe das mãos de Leopoldo de Albuquerque (primeiro à esq.), Presidente do Instituto Smart City Business, e de empresários o troféu InovaCidade 2024




O prêmio mais importante sobre cidades inteligentes da América Latina destaca serviço inédito de telemedicina em Aracaju, que reduz filas do SUS e tem mais de 90% de resolutividade.

Referência em telemedicina e telessaúde no Brasil, a TopMed conquistou o Prêmio InovaCidade 2024, concedido pelo Instituto Smart City Business America. A entrega aconteceu na última terça-feira (14/05), na 11ª edição do Smart City Business Brazil Congress (SCB-BR), em São Paulo. O evento é considerado o mais importante e estratégico sobre cidades inteligentes da América Latina.

O reconhecimento da TopMed é devido ao case inédito, tanto no país quanto no exterior, que fornece telemedicina especializada às Unidades Básicas de Saúde da cidade de Aracaju. O projeto iniciou as atividades em março de 2023 e até o momento está disponível em 37 UBSs e três Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Com o serviço, os pacientes, que anteriormente aguardavam mais de um ano por uma consulta, têm seus atendimentos agendados para menos de 30 dias.

“A escolha da TopMed como vencedora do Prêmio InovaCidade 2024 destaca o papel crucial que a empresa desempenha na modernização do sistema de saúde brasileiro. O reconhecimento reafirma nosso compromisso com a inovação tecnológica e a promoção de um modelo de saúde mais acessível e inclusivo. O serviço de telemedicina no SUS permite consultas médicas especializadas a distância, facilitando o acesso a cuidados de saúde para populações em áreas remotas ou com infraestrutura limitada”, diz Cleones Hostins, Head Comercial da TopMed.

Resolutividade: Em apenas 12 meses de execução, foram realizados 18.754 agendamentos. Os usuários que mais utilizaram as teleconsultas tem entre 40 e 59 anos e são predominantemente do sexo feminino. Apenas 47% das consultas necessitaram de exames adicionais, e somente 3% geraram atestados médicos. O serviço tem alta resolutividade, com o índice de 93,66%, ou seja, a cada 100 pessoas atendidas, 94 tiveram sua demanda solucionada.

O investimento da TopMed para a implementação da solução envolveu os seguintes aspectos-chave:

Infraestrutura Tecnológica Avançada: Para a montagem das salas de telemedicina, foi feita a aquisição de equipamentos de comunicação de alta qualidade e softwares especializados para consultas médicas a distância.

Capacitação de Profissionais de Saúde: Foram realizados programas de treinamento para os profissionais da saúde nas unidades básicas, garantindo que estivessem bem preparados para utilizar o sistema de telemedicina de forma eficaz.

Plataformas de Agendamento Flexíveis: Criou-se plataformas de agendamento responsivas às características de cada especialidade e da UBS onde o atendimento acontece.

O  Prêmio InovaCidade é concedido às principais iniciativas tanto do setor público quanto privado que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Em 2024, houve 128 inscrições, sendo selecionados 43 projetos e iniciativas com alto impacto na sociedade.

O Instituto Smart City Business America atua em nove países do continente americano e promove o avanço das discussões relacionadas às Smart Cities na região, sendo  líder na criação de um ecossistema e de um mercado de Cidades Inteligentes.


Divulgação
Case pioneiro da TopMed conquista o prêmio InovaCidade













Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade