img



ESPORTES

Tayrini Marcelino e Julio Martins vencem a Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry 2024

Publicado em 07/05/2024


Gabriel Heusi/Heusi Action
  Tayrini Marcelino e Julio Martins vencem a Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry 2024

Tradicional evento do calendário de corridas de rua de Santa Catarina reúne 7 mil atletas na manhã deste sábado (4)




 A maior edição da história da mais tradicional e mais rápida meia maratona de Santa Catarina foi realizada neste sábado (4).

A Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry 2024 teve a participação de 7 mil atletas em corridas de 21 km, 10 km e 5 km, com percursos pela Beira-Mar Norte. Os grandes campeões da 19ª edição do evento foram Tayrini da Silva Marcelino e Julio Monteiro Martins, primeiros colocados na prova de 21 km. 

Na edição deste ano, a tradicional corrida contou com a participação de atletas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Além disso, o evento reuniu corredores de oito países: Argentina, Bielorrússia, Brasil, Bolívia, Chile, Espanha, Itália e Paraguai. No entanto, quem chegou na frente foram os catarinenses. Julio Monteiro Martins superou os 21 km com o tempo de 1h13m01. A campeã na meia maratona feminina foi Tayrini da Silva Marcelino, ao cruzar a linha de chegada com o 1h30m24 de prova. 

“A prova foi incrível. Teve um pouquinho de chuva ainda no começo, mas foi boa para ajudar a refrescar. Adorei correr esta prova. Já estive uma vez em Florianópolis para correr uma meia maratona. A cidade é sensacional, você corre com natureza ao redor, tem muitos atletas participando de cada evento. Valeu muito a pena todo o sacrifício e vencer neste sábado”, falou Tayrini da Silva Marcelino, do sul catarinense. 

“É uma emoção diferente, e muito boa, vencer a prova de 21 km, porque estou acostumado a correr 5 km e 10 km. Estou com esse desafio de participar de distâncias maiores. O percurso é muito rápido, quando percebi já estava na parte final. Foi minha primeira vez nesta distância, e foi uma boa estreia. Gostaria de ter conseguido um tempo um pouco melhor, mas foi difícil manter o ritmo constante correndo sozinho na frente”, disse Julio Monteiro Martins, o campeão da Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry 2024. 

A arena, montada no Bolsão da Casan, na Avenida Beira-Mar Norte, recebeu um bom público para acompanhar o tradicional evento esportivo na capital catarinense. Poucos minutos depois da largada da meia maratona, os atletas dos percursos de 10 km e 5 km iniciaram suas provas. O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada neste sábado (4) foi o vencedor da distância mais curta. Igor Souza venceu nos 5 km com o tempo de 17m45. A primeira colocada na prova feminina da distância foi Patricia Lima, com 19m53. Já o lugar mais alto do pódio nos 10 km ficou com Nina Ribeiro e Augusto Barros Phols, ao superarem o percurso em 42m37 e 37m01, respectivamente. 

“Ver 7 mil corredores de todo o Brasil e de outros países se reunindo para celebrar o esporte é a principal conquista da Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry 2024. Este ano, superamos todas as expectativas e consolidamos ainda mais o prestígio deste evento como um dos mais importantes do calendário esportivo de Santa Catarina e também do Brasil", afirma Thiago Mansur, diretor da Sportsland, produtora do evento. 

"Ter uma marca com a relevância da Oakberry, presente nos maiores eventos esportivos do mundo, como a Fórmula 1 e o Super Bowl, patrocinando a Meia Maratona, demonstra o prestígio que a corrida alcançou. Florianópolis se consolidou com um dos melhores destinos para eventos. Temos a Jurerê Night Run Hard Rock Cafe Florianópolis fechando o verão em março, o Ironman 70.3, em abril, a Meia Maratona Internacional de Florianópolis em maio, o Ironman Brasil no mesmo mês, seguido da Maratona Internacional de Floripa, em agosto, e da Maratona de Jurerê, em novembro, com as grandes referências de eventos da nossa cidade", ressalta Junior Aguiar, organizador da prova e proprietário da marca Oakberry em Santa Catarina.

Depois da linha de chegada, a arena do evento ofereceu diferentes ativações aos atletas que superaram suas distâncias na Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry 2024. Mesmo com o céu nublado, o espaço foi local de confraternização entre os 7 mil corredores que participaram da maior edição da história do evento. Entre eles, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que correu a prova de 5 km. 

“Floripa é uma cidade própria para grandes eventos esportivos. Pessoas de outros lugares vêm para cá para correr, para se divertir e aproveitar. Hoje, mesmo com um pouco de chuva, foram 7 mil atletas participando. Fiz os cinco quilômetros que prometi completar, e foi maravilhoso ver todo mundo fazendo o que gosta”, disse o prefeito, depois de passar pela linha de chegada. 

A Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry mostrou a importância dos eventos esportivos para a economia local, com participantes de todo o país e até mesmo do exterior. Além de promover um estilo de vida saudável e ativo, o evento teve um impacto notável na economia local, injetando quase 18 milhões de reais na região. Nos quatro dias de entrega de kits, quase 30 mil pessoas passaram pelo Shopping Villa Romana. Os hotéis, restaurantes, bares e lojas de Florianópolis se beneficiaram diretamente desse influxo de visitantes, registrando um aumento significativo nas reservas e nas vendas. Além disso, a cidade teve a oportunidade de mostrar sua cultura, paisagens deslumbrantes e infraestrutura turística de alta qualidade para um público diversificado.

A 19ª edição da Meia Maratona Internacional de Florianópolis tem o naming rights da Oakberry, e é uma edição especial dos 50 anos dos Supermercados Imperatriz. O evento tem o patrocínio de Hospital SOS Cardio, Villa Romana Shopping, Jurerê In, Unique Jurerê, Army e Banlek, conta com o apoio de Faial Prime Suites, Jurerê Open, Jurerê Beach Village, Jurerê IL Campanário, Neston, YoPro, Baly, Reign, Clínica Ismael Gomes,  Café 3 Corações, Michelob Ultra, Super Coffee, Guimarães e Harcen, e tem apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis e da Federação Catarinense de Atletismo. A Sportsland assina a produção do evento esportivo.  

 

Resultados Meia Meia Maratona Internacional de Florianópolis 2024

 

21 km geral feminino

1. Tayrini da Silva Marcelino, 1h30m24

2. Lilian Maria Volpi, 1h33m18

3. Joana d’Arc Rodrigues Carneiro, 1h33m19

4. Victória Prudêncio de Campos Lobo, 1h33m24

5. Jéssica Daiane de Souza Alves, 1h35m41

 

21 km geral masculino

1. Julio Monteiro Martins, 1h13m01

2. Mauro Roberto Freitag, 1h16m08

3. Renato Belegante de Assunção, 1h16m33

4. Matheus Mulhbauer Duda, 1h19m11

5. Washington Luiz Costa da Luz Silva, 1h20m23

 

10 km geral feminino

1. Nina Ribeiro, 42m37

2. Fernanda Cristina Andrade, 42m44

3. Valéria Santos Lesnik Arisi, 44m33

4. Gisele Cristina Schmitt, 45m18

5. Savana Mara Covatti, 45m49

 

10 km geral masculino

1. Augusto Barros Phols, 37m01

2. Lucas Amorim Elero, 39m09

3. Alex Pinto, 40m07

4. Alessandro Ramos Crivelatto, 40m23

5. Rodrigo Melleiro, 41m10

 

5 km geral feminino

1. Patricia Lima, 19m53

2. Franciane Madruga de Matos, 19m56

3. Julia Quarezemin, 20m17

4. Fernanda Brito, 20m34

5. Isadora Gouvêa Straparava, 20m38

 

5 km geral masculino

1. Igor Souza, 17m45

2. Vitor Guilherme, 17m50

3. Thiago Xavier da Liz, 17m50

4. Gabriel Cozer Cantu, 18m09

5. Victor Richard Mazurek, 18m19


Gabriel Heusi/Heusi Action
  Tayrini Marcelino e Julio Martins vencem a Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry 2024



Gabriel Heusi/Heusi Action
  Tayrini Marcelino e Julio Martins vencem a Meia Maratona Internacional de Florianópolis Oakberry 2024










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...