img



COMUNIDADE

São José se prepara para receber a Festa do Divino Espírito Santo

Publicado em 06/05/2024


São José se prepara para receber a Festa do Divino Espírito Santo



A celebração será realizada entre os dias 11 e 13 de maio, reunindo milhares de fieis no entorno da Igreja Matriz, localizada no Centro Histórico

O Município de São José já está em clima da 172ª Festa do Divino Espírito Santo, que será realizada no próximo final de semana, entre os dias 11 e 13 de maio, reunindo milhares de fieis no entorno da Igreja Matriz, localizada no Centro Histórico. Algumas etapas já estão em andamento, como o envio das bandeiras do divino, que desde 31 de março percorrem diversos locais convidando as pessoas para as celebrações e iniciaram as Novenas do Espírito Santo e a Quermesse, que vão até o dia 9 de maio.

A penúltima novena, que antecede a Festa do Divino Espírito Santo, foi realizada na residência do casal festeiro Vânia Mattos e Saul Mattos, na última sexta-feira (3). A noite foi regada a muita fé, durante o momento de oração, partilha e união da comunidade reunida, enquanto recebia bênçãos do padre e a bandeira do divino. A próxima será realizada nesta terça-feira (7), às 19h, na comunidade Santo Antônio.

Como de praxe, a programação acontece seis semanas depois do Domingo de Páscoa e sete dias antes do Domingo de Pentecostes. Na sexta-feira (10), às 19h, as bandeiras retornam para a Igreja Matriz, seguida da tradicional Divina Sopa, que acontece na paróquia às 20h30, onde os fieis e a comunidade poderão desfrutar.

Programação

A 172ª Festa do Divino começa, de fato, no dia 11 de maio, com a missa de abertura e o cortejo da família imperial. No dia 12, as celebrações seguem com o cortejo, missas e o tradicional almoço. Já no dia 13, a programação é bem parecida, com a diferença da realização de um café colonial e uma missa especial, presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Jonck, e a escolha do casal festeiro para 2025.

História

A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296, na cidade de Alenquer, Portugal. A festa é fruto de uma promessa da Rainha Isabel de Aragão, esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal; para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino independente de Aragão que estavam em guerra. As promessas da Rainha Santa e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar.

O intuito dos festejos e comemorações é a promoção da paz, a vivência da caridade fraterna e a honra e devoção ao Divino Espírito Santo. Desde 1851, a Festa do Divino Espírito Santo é celebrada na Paróquia de São José, preservando e cultivando este forte traço da religiosidade, sendo base da identidade histórico cultural trazida pelos açorianos. Por sua importância, a festa é registrada como Patrimônio Imaterial, e está registrada no livro de celebrações como parte integrante dos bens culturais josefenses.









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade