img



VARIEDADES

Com inscrições abertas, Floripa Tap 2024 terá palco aberto na Beira-mar Norte

Publicado em 30/04/2024


Divulgação
Com inscrições abertas, Floripa Tap 2024 terá palco aberto na Beira-mar Norte

O festival internacional Floripa Tap chega à 13ª edição em 2024 com uma programação gratuita ainda mais ampla e será realizado de 29 de maio a 2 de junho




Evento apresentará extensa programação, incluindo três espetáculos no CIC, oficinas de dança na Garagem da Dança e Centro Cultural Veras, e apresentações no Bugio Trindade

Consolidado no calendário da dança no Brasil e referência no cenário internacional do sapateado, o festival internacional Floripa Tap chega à 13ª edição em 2024 com uma programação gratuita ainda mais ampla e acessível ao público e com inscrições abertas para 60 cursos e oficinas. A edição está marcada para o feriadão de Corpus Christi, de 29 de maio a 2 de junho, e terá vários palcos abertos, com destaque para a estrutura que será montada pela primeira vez na avenida Beira-mar Norte, e que vai abrigar espetáculos, shows e uma Mostra de Dança com performances solos, de duos, trios e grupos de todo o Brasil.

Haverá apresentações gratuitas também no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), e na casa Bugio Trindade, que terá duelos de sapateado e Jam Session. O CIC sediará também o principal espetáculo do festival, a Noite de Gala, única programação que tem ingressos à venda, reunindo apresentações solo e em grupo dos artistas internacionais e nacionais de destaque no evento, além de grupos selecionados de todo o País.

Entre os nomes que se destacam nesta edição estão quatro artistas internacionais. Pela primeira vez no Brasil, a sapateadora e coreógrafa Josette Wiggan, uma virtuose do Jazz Dance, professora da Glorya Kaufman School of Dance, em Los Angeles (EUA), e integrante de elenco e autora de trabalhos para produções cinematográficas e espetáculos. De volta aos palcos de Florianópolis, o sapateador suíço Daniel Borak, que também é coreógrafo de peças premiadas internacionalmente, já deu aulas em festivais de diversos países e ganhou 11 medalhas de ouro em apresentações solo em campeonato mundial da Alemanha.

Dos Estados Unidos, retornarão ao festival, também, a sapateadora norte-americana Maud Arnold, considerada a “madrinha” do Floripa Tap e profissional reconhecida por trabalhos com Beyoncé e por integrar o grupo Syncopated Ladies, que faz sucesso no mundo todo, e a sapateadora Star Dixon, também norte-americana, que integra a companhia de tap M.A.D.D. Rhythms, consagrada mundialmente, e é professora dos festivais da modalidade nos EUA.

Dos artistas brasileiros, ganha destaque no Floripa Tap a própria fundadora do festival, Marina Coura, que é coreógrafa, sapateadora com apresentações pelo Brasil e Estados Unidos, diretora de espetáculos premiados no cenário da dança e professora de grandes eventos no País e no exterior, como o Festival de Dança de Joinville, o Prêmio Desterro, o Festidança, o Rhythm World (EUA) e o DC Tap Festival (EUA). Ela também dirige a escola Garagem da Dança, realizadora do festival, e a Cia Trupe Toe.

Entre outros nomes, esta edição contará ainda com a sapateadora Ana Gori, que dirige o primeiro grupo de sapateado brasileiro 100% formado por artistas negros, o Black’s On Tap; os professores de house dance Hugo Campos, diretor e coreógrafo da Cia Underground Vibrations, grupo voltado para a dança e cultura house, e Vivian Shimizu, professora da Garagem da Dança, coreógrafa e co-criadora do evento House Dance Floripa; o paulista Rubens Oliveira, bailarino e coreógrafo que ministrará oficina de Gumboot Dance (danças populares africanas); Bia Mattar, coréografa e professora catarinense que dará aula de sapateado para pessoas 60+; e Yasmin Bogo, professora de sapateado na Garagem da Dança, participante de festivais internacionais importantes como LA Tap Festival, Chicago Rhythm World (ambos nos EUA) e Tap Music Project/Mérida (México).

Oficinas oferecem aulas com expoentes da dança

Com uma oferta de aulas – pagas e também gratuitas – que vão além do sapateado, contemplando várias modalidades de dança, e ministradas por nomes que são referência no Brasil e exterior, o evento é também modelo na formação de artistas e professores de dança.

Neste ano, são nada menos que 60 cursos e oficinas ministradas durante quatro dias na Garagem da Dança e no Centro Cultural Veras, no bairro Córrego Grande, com os artistas internacionais e nacionais de destaque, e ainda uma aula especial na praia de afrofunk, com Maud Arnold, e de house dance com Vivian Shimizu e Hugo Campos.

A programação de cursos inclui também iluminação cênica e teoria musical aplicada ao sapateado, como forma de preparar melhor profissionais para a realização de espetáculos, já que a modalidade requer cuidados especiais nesses aspectos. Marina Coura irá ministrar também duas oficinas de sapateado gratuitas para pessoas surdas e ouvintes, nas quais o ritmo é marcado pelo som de tambores.

FLORIPA TAP 2024
De 29 de maio a 2 de junho, na avenida Beira-mar Norte, CIC, Bugio Trindade e Centro Cultural Veras
Programação completa: https://linktr.ee/floripatap

ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO GRATUITA:

NOITE DE GALA
No Teatro Ademir Rosa, no CIC, no dia 1° de junho, às 20h30. Ingressos com desconto pelo Clube NSC e Clube ND: https://www.blueticket.com.br/search?q=noite%20de%20gala

PALCO BEIRA-MAR NORTE

+ Mostra de Dança
30 de maio (quinta-feira), às 20h

+ Espetáculo “O Som Lá de Casa”, com a companhia Based in BXD
31 de maio (sexta-feira), às 19h30

+ Show “Minha Prece Ecoa”, com da cantora Dandara Manoela
31 de maio (sexta-feira), às 20h30

TEATRO DO CIC

+ Apresentação Repertório e Residências
2 de junho (domingo), às 19h

+ Espetáculo "Se não Agora, quando?", da Cia Trupe Toe
2 de junho (domingo), às 20h

+ Espetáculo “Yebo Musical”, com a companhia Gumboot Dance Brasil
2 de junho (domingo), às 21h

BUGIO TRINDADE

+ Duelo de sapateadores
29 de maio (quarta-feira), às 19h

+ Jam Session com sapateado
29 de maio (quarta-feira), às 21h

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: https://floripatap.com.br/ 


Divulgação
Com inscrições abertas, Floripa Tap 2024 terá palco aberto na Beira-mar Norte

Dos artistas brasileiros, ganha destaque a própria fundadora do Floripa Tap, a coreógrafa e sapateadora Marina Coura


Divulgação
Com inscrições abertas, Floripa Tap 2024 terá palco aberto na Beira-mar Norte

Pela primeira vez no Brasil, a sapateadora, coreógrafa e virtuose do Jazz Dance, Josette Wiggan, será uma presença de destaque no festival









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade