Publicado em 23/04/2024
Fazer um mergulho nos processos criativos dos enredos, sambas, fantasias, ateliês de costuras e de adereços, galpões de alegorias, ensaios técnicos dos instrumentistas percussionistas, dançarinos e sambistas, diretoria de harmonia até o desfile oficial das Escolas de Samba da Capital de Santa Catarina, é o objetivo da exposição ‘Estandartes em Contratempos’, organizada por Eneléo Alcides. A mostra gratuita abre na sexta-feira, dia 26 de abril, a partir das 18h30 no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis.
De acordo com Eneléo, a exposição aborda simbologias singulares, evidenciadas pela contribuição das matrizes religiosas, sobretudo de origem africana, pelos rituais de coletividade, devoção à bandeira, reverência à comunidade, respeito aos mestres de saberes e ao samba como patrimônio cultural.
“Essa será uma exposição imersiva sobre estética, cultura, simbologias, ritos e processos do fazer Carnaval das Escolas de Samba da Grande Florianópolis”, destaca o curador de ‘Estandartes em Contratempos’.
Relatos, fotografias, pinturas, documentos, objetos, fantasias e alegorias integram a cenografia visual que poderá ser visitada em todo o andar térreo do Museu Histórico de Santa Catarina, que fica no Palácio Cruz e Souza, junto à Praça XV, local onde nasceu a história do Carnaval de Florianópolis.
‘Estandartes em Contratempos’
Com concepção e curadoria de Eneléo Alcides, a exposição é o resultado de um trabalho de pesquisa, workshops e diálogos com profissionais das Escola de Samba. A mostra conta com registros fotográficos realizados por Adriana Fuchter, Cida Laus, Emanuela Valgas, Eneléo Alcides, Helane Schondermark, Marco Sardi, Patrícia Amante e Roberto Alvarenga.
A exposição conta ainda com assessoramento de Fernando Albalustro e colaboração de Alzemi Machado, Fabrício Peixoto, José Alfredo Beirão Filho e Rosângela Cherem.
A proposta, que foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 - Executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, tem apoio da Escola Câmera Criativa, da Liga das Escolas de Sambas de Florianópolis e de todas as Escolas de Samba.
‘Estandartes em Contratempos’ poderá ser visitada, gratuitamente, até 3 de agosto de 2024. A visitação será de terça a sexta, das 10h às 17h30 e sábados, das 10h às 14h, no Museu Histórico de Santa Catarina, que fica na Praça XV de Novembro, 227, no Centro de Florianópolis.
Serviço: Abertura exposição ‘Estandartes em Contratempos’
Data: 26 de abril, sexta-feira, às 18h30
Local: Museu Histórico de Santa Catarina (Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis/SC)
Visitação até 3 de agosto de 2024, de terça a sexta das 10h às 17h30 e sábados, das 10h às 14h
Entrada gratuita
Eneléo Alcides Exposição Estandartes em Contratempos será aberta no dia 26 de abril |
Grande Florianópolis ganha nova rota turÃstica para os amantes da cerveja artesanal |
A.Galeria celebra cultura e natureza em Florianópolis |
Natal Solidário do Lira ganha parceiro e recebe doações |