Publicado em 05/04/2024
O Projeto Museus Virtuais, uma iniciativa que se destaca por democratizar o acesso à arte e à cultura, tem nova apresentação agendada para o dia 9 de abril, próxima terça-feira, no Paradigma Cine Arte, localizado na SC-401, em Florianópolis/SC. Agendada para às 19h30, a sessão promete uma viagem envolvente pelo Museu D'Orsay (Paris), explorando a transformação da luz e cor na pintura do século XIX.
Durante o evento, os participantes serão conduzidos por uma jornada que destaca a revolução na pintura moderna, impulsionada por mestres como Manet, Monet, Renoir, Cézanne, Degas, Sisley, e Pissarro. Esses artistas, com suas técnicas inovadoras, abriram caminho para as futuras gerações, incluindo Van Gogh e Gauguin, que utilizaram a cor como uma expressão simbólica das emoções do artista. A apresentação enfatiza o significado histórico do Museu D'Orsay, conhecido como a “casa dos impressionistas”, e sua coleção sem igual, que continua a inspirar entusiastas da arte em todo o mundo.
“Acreditamos profundamente no poder transformador da arte e da cultura na vida das pessoas. Oferecer acesso gratuito a tesouros culturais de renome mundial, como o Museu D'Orsay, é uma forma de inspirar, educar e enriquecer nossa comunidade. Este evento é um convite para explorar a beleza e a profundidade da arte do século XIX, tornando-a acessível a todos”, diz Claudio Toscan, arte-educador que conduz os encontros.
O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural e viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com apoio cultural do Corporate Park.
SERVIÇO
11ª Temporada Projeto Museus Virtuais
Quando: 9 de abril de 2024 (terça-feira)
Local: Paradigma CineArte - SC-401, 8600 - bloco 8 sala 2 - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Ingressos: gratuitos - respeitando a lotação do espaço.
Confira a sinopse da sessão
SESSÃO 03 - terça 09/04/2024
Horário: 19h30
Temática: Museu D'Orsay: A Luz e a Cor na Pintura do Século XIX
Sinopse: O nascimento da pintura moderna esteve relacionado às novas interpretações e usos da luz e da cor pelos pintores. A antiga Estação D’Orsay, transformada em museu, tornou-se a “casa dos impressionistas”, um grupo de artistas que se reunia para pintar ao ar livre durante o dia e discutir os rumos da arte nos cafés de Montmartre durante a noite. Manet, Monet, Renoir, Cézanne, Degas, Sisley, Pissarro... revolucionaram a pintura na segunda metade do século XIX e influenciaram a nova geração de pintores como Van Gogh e Gauguin que fizeram da cor um elemento expressivo, simbólico para revelar as emoções do artista.. Muitas de suas obras-primas serão vistas neste passeio virtual por um dos mais visitados museus do mundo.
Divulgação |