img

Florianópolis, 20/04/2024




COMUNIDADE

Instituto Sicoob reforça importância da educação financeira infantil com os livros da Coleção Financinhas

Publicado em 02/04/2024


Divulgação
Instituto Sicoob reforça importância da educação financeira infantil com os livros da Coleção Financinhas



As publicações são gratuitas e podem ser adquiridas pela internet 

Em celebração ao Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), o Instituto Sicoob reafirma seu compromisso com a educação financeira infantil ao promover a Coleção Financinhas. Lançados pelo Instituto Sicoob, os livros representam uma ferramenta fundamental para ensinar às crianças conceitos essenciais sobre como lidar com o dinheiro e apoiar os pais na abordagem desse tema crucial com seus filhos. As publicações, já disponíveis, podem ser adquiridas gratuitamente pela internet.

Entre as lições que as crianças aprendem, estão a importância de poupar por meio de exemplos que diferenciam os desejos e necessidades, técnicas para evitar o consumo impulsivo, métodos para gerar renda e sustentabilidade, além de compreender a relevância do orçamento e a noção de que nem sempre o produto mais barato é a melhor escolha.

“A educação financeira desde cedo é fundamental para preparar as crianças para o futuro, e a Coleção Financinhas é uma maneira divertida e acessível de começar essa jornada. Por isso, o conteúdo é apresentado em linguagem lúdica e acessível ao repertório da infância, abordando temas como sonhos, necessidades e desejos relacionados ao contexto financeiro”, comenta o educador financeiro do Sicoob, Eduardo Trigueiro.

O especialista explica que a coleção é direcionada para crianças e jovens, com o propósito de introduzir conceitos de educação financeira no início da adolescência, baseados em valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade para estimular comportamentos que promovam bons hábitos financeiros e de cidadania. 

“A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de desenvolver a criatividade, a imaginação, a comunicação e o senso crítico. Idealizamos este projeto com muito carinho, para que a educação financeira seja algo presente na vida das crianças e jovens, pois sabemos que será algo essencial para eles na vida adulta”, ressalta o Eduardo. 

Conheça a Coleção Financinhas 

1. "Caio Achou uma Moedinha": ao brincar com o gato da vizinha, Caio se depara com uma moedinha e fica indeciso sobre o que fazer com ela. Com o passar dos dias, aquela moeda se multiplica, ensinando a Caio uma valiosa lição sobre desejo e poupança, transformando-se em um grande sonho.

2. "Margô e Davi Foram ao Mercadinho": cinquenta reais, uma lista de compras e várias escolhas importantes. Os gêmeos Margô e Davi enfrentam uma típica ida ao mercado, repleta de tentações e desejos de consumo. Felizmente, com a orientação do pai, aprendem a fazer escolhas conscientes e inteligentes.

3. "Miguel, Aninha e Dedé Ganham um Dinheirinho": os netos recebem dinheiro da vovó para comprar o que precisam, porém, sucumbem à tentação de gastá-lo em desejos momentâneos. Diante da falta de recursos, precisam elaborar um plano para reverter a situação, aprendendo assim a diferença entre desejos e necessidades de forma prática e valiosa.

4. "Marina esqueceu de desligar a televisão": Marina sempre esquecia de desligar a televisão. A verdade é que ela nem entendia por que isso era tão importante, até que Dona Neide e seu irmão Renan resolveram ter com ela uma conversa séria, mas muito divertida, sobre cuidar bem dos recursos e valorizar a sustentabilidade.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade