Publicado em 01/04/2024
Ao todo, a delegação que chegou neste domingo (31) conta com 12 membros, entre representantes de universidades, empreendedores e profissionais ligados ao Fundo de Amparo à Pesquisa Canadense. A missão ocorre até o dia 7 abril e é realizada em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá.
De acordo com o vice-presidente de Internacionalização da ACATE, Henrique Bilbao, o objetivo da entidade com a iniciativa é servir como uma ponte ligando Santa Catarina ao país norte-americano. “Queremos mostrar o tamanho do nosso ecossistema de tecnologia e apresentar a força do país nessa área. Muitos países veem o Brasil como um investimento arriscado, mas ao mostrarmos nossa realidade, com 1700 empresas associadas na ACATE representando 70% do faturamento em tecnologia do estado, esperamos que percebam o potencial de Santa Catarina”. Além disso, o intuito é conectar o Canadá, por meio de Santa Catarina, ao restante da América Latina.
O programa da comitiva inclui visitas a centros de inovação, à Blusoft, à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ao Centro de Inovação de Itajaí, à ESAG na UDESC e ao MIDITEC, na ACATE. Além disso, participarão da FIN - Feira Internacional de Negócios, um evento multissetorial em Florianópolis que reúne feira de negócios, palestras e mentorias sobre internacionalização, bem como diferentes ambientes e ferramentas para negócios globais.
Crescimento internacional
A ACATE tem investido na expansão de parcerias internacionais. No ano passado, durante o Startup Summit, foi inaugurada a filial da ACATE no Canadá. Com essa iniciativa, que envolve a abertura de uma entidade jurídica em solo canadense, a ACATE busca ampliar as oportunidades de negócios para as empresas catarinenses no exterior.
Segundo Henrique Bilbao, "Com a ACATE Canadá, podemos fortalecer nossas parcerias com entidades governamentais do país e oferecer melhores oportunidades para as empresas catarinenses conquistarem esse importante mercado".