img

Florianópolis, 27/04/2024




GERAL

Projeto Comida com História desvenda os segredos por trás do chocolate mais sustentável

Publicado em 27/03/2024


Divulgação/Baianí Chocolates
Projeto Comida com História desvenda os segredos por trás do chocolate mais sustentável



Chocolate artesanal bean-to-bar tem se revelado um sucesso dentro do mercado de saúde e bem-estar, impulsionado por empresas comprometidas com práticas ambientais, sociais e de governança (ESG)

Com a Páscoa se aproximando, a busca por chocolates atinge seu ápice em todo o país. Mas há um tipo de chocolate que vem conquistando cada vez mais os corações e paladares dos consumidores que buscam qualidade superior e uma abordagem mais artesanal: o bean-to-bar.

O bean-to-bar não é apenas um chocolate, mas uma experiência que se inicia desde a origem do cacau até o momento em que a barra chega ao consumidor. Produzido por pequenas empresas, esse tipo de chocolate é caracterizado por um processo de produção que coloca ênfase na transparência, no sabor do cacau e na sustentabilidade.

O projeto Comida com História, idealizado pela equipe de jornalistas Leyla Spada, Amanda Santo e Gustavo Schwabe, é conhecido por desvendar os segredos por trás dos alimentos que consumimos e não poderia deixar de explorar esse universo do chocolate bean-to-bar. Em um recente artigo, a equipe mergulhou nessa história, revelando os sabores, aromas e valores que fazem desse chocolate uma verdadeira experiência gastronômica e social.

"O chocolate bean-to-bar é mais do que uma simples guloseima; é um conceito construído sobre os pilares da sustentabilidade, saúde e apoio ao pequeno produtor, valores que compartilhamos no Comida com História. Com uma produção mais responsável e um sabor incomparável, o bean-to-bar representa uma nova experiência sensorial para os amantes de chocolate" explica Amanda Santo, responsável pelo artigo publicado.

Ainda de acordo com Amanda, o que torna o bean-to-bar tão especial, em primeiro lugar é a sua composição. “Essas barras de chocolate tendem a conter uma maior porcentagem de cacau em relação aos chocolates industriais, já que são produzidas do grão, resultando em um produto final mais natural e com menos açúcar ou sabores artificiais. Isso proporciona um sabor mais intenso e autêntico, e também traz benefícios para a saúde”.

A transparência é outro pilar do bean-to-bar. Desde a origem dos grãos de cacau até o processo de produção, as empresas desse ramo prezam pela divulgação completa de todas as etapas envolvidas na fabricação do chocolate. Conhecer a procedência do cacau e entender todo o processo de produção garante aos consumidores uma conexão mais profunda com o produto que consomem. Além disso, o bean-to-bar se compromete com práticas que beneficiam toda a cadeia produtiva, desde a preocupação com a conservação ambiental até a valorização dos agricultores.

Tendência

No Brasil, essa tendência está em pleno crescimento. Uma associação de produtores, composta por mais de 75 empresas de chocolate bean-to-bar, foi criada para promover e informar sobre todo o processo de produção deste chocolate, destacando sua importância como um produto gourmet, e também como uma forma de valorizar a cultura do cacau e promover o desenvolvimento sustentável.

“As pessoas estão pensando mais na hora de comprar chocolates. Estão clamando e demandando muito mais esse tipo de produto, local e sustentável. É uma tentativa de conduzir a vida de uma forma um pouco mais correta”, explica Tuta Aquino, proprietário da Baianí Chocolates, uma das empresas associadas ao movimento bean-to-bar, e à associação de produtores do Brasil. Além de operar sua própria fábrica, a Baianí fornece cacau produzido por eles para outras empresas do ramo e tem se destacado nacional e internacionalmente.

Onde encontrar?

Diversas empresas produtoras de chocolates bean-to-bar têm adotado estratégias de vendas online, facilitando o acesso dos consumidores de todo o Brasil aos seus produtos. No site da Associação Bean-to-bar Brasil, os consumidores encontram uma lista abrangente com as 76 empresas do ramo associadas, permitindo que conheçam e apoiem diretamente os produtores do chocolate.

“Há diversas empresas neste setor que poderiam ser recomendadas, tanto para os apaixonados pelo bean-to-bar quanto para os curiosos e iniciantes na área. No entanto, entre as minhas preferidas, destacam-se a Mestiço Chocolate e a Baianí Chocolates”, compartilha Leyla Spada, idealizadora do Comida com História.


Divulgação/Baianí Chocolates
Projeto Comida com História desvenda os segredos por trás do chocolate mais sustentável










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade