Publicado em 19/03/2024
Localizado no Centro Histórico de Florianópolis, o Franklin Bar, que oferece drinks com frutos típicos da região e faz um resgate cultural da Capital, recebe no final de semana de aniversário de Floripa a exposição temporária ‘Pelos Olhos de Cascaes’. A entrada é gratuita.
Segundo Graziella Carrara, uma das sócias do bar, a mostra vai apresentar na sala azul registros clicados pelo pesquisador da cultura açoriana, folclorista, ceramista, antropólogo, gravurista e escritor brasileiro, Franklin Cascaes. “São fotografias que ele tirou ao longo da vida e que serão projetadas dentro do bar”, compartilha Grazi.
Todos os registros de arquivo pessoal do artista nascido em Itaguaçu, na região continental de Florianópolis, e que completaria 116 anos no dia 15 de março, foram cedidos por Raquel Cascaes, neta do patrono do bar, que completará cinco anos em junho de 2024.
A exposição ‘Pelos Olhos de Cascaes’, que integra o calendário da Maratona Cultural de Florianópolis, poderá ser visitada nos dias 22 e 23 de março, das 18h às 00h, no bar que fica na Rua Tiradentes, 223, no Centro da Capital.
Exposições permanentes
Quem anda pelo Centro de Florianópolis já deve ter visto o mural em homenagem ao manezinho Franklin Cascaes, pintado pelo também manezinho Thiago Valdí. O artista, que leva o nome de Santa Catarina para o mundo, apresenta na parte interna do bar trabalhos permanentes, como as esculturas de cerâmica da série Sinistras e as obras Moiras, Transição Nebulosa e o Boitatá Enjaulado.
Além disso, o Franklin Bar conta com uma série de retratos feitos pelo fotógrafo Sérgio Vignes do grande Franklin Cascaes.
“Eu e todos os sócios do bar somos admiradores dos escritos e obras de Cascaes, bem como da cultura açoriana, e por isso decidimos prestar essa homenagem”, completa Graziella.
O horário de atendimento é de terça a sábado, das 18h às 00h. E em todos os dias, das 18h às 19h30 o bar apresenta o Double Drink, já para os aniversariantes que fizerem reserva pelo @franklinbar_ ganham um Welcome Drink exclusivo.
Arquivo Pessoal Franklin com o mecânico Paulino Albino e as crianças, 1971 |