img


Florianópolis, 29 de novembro de 2024



CULTURA

Assembleia Legislativa de Santa Catarina comemora os 150 anos de imigração italiana no Brasil

Publicado em 27/02/2024


Solon Soares/Agência AL
Assembleia Legislativa de Santa Catarina comemora os 150 anos de imigração italiana no Brasil



Os 150 anos da imigração italiana no Brasil foram lembrados em sessão especial, proposta pela Mesa da Assembleia Legislativa, e presidida pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), presidente da Casa, na noite desta segunda-feira (26).

Nadal relembrou a chegada dos italianos no Brasil e, em especial, ao estado de Santa Catarina. “Falar da imigração italiana em nosso estado é sempre motivo de satisfação pelo fato de que os imigrantes nos trouxeram referências na arquitetura, gastronomia, a raiz da agroindústria, sua cultura alegre que, além de movimentarem social e economicamente o estado, nos proporcionam festejos e animam nossa sociedade.”

O coordenador da Frente Parlamentar Brasil-Itália, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), saudou todos os descendentes e corpo consular da Itália nos estados do sul do Brasil, além de todos os representantes das artes e cultura italiana em Santa Catarina. “Assim, como descendente da segunda geração de italianos que chegaram ao Brasil, é com grande honra e emoção que me dirijo a todos vocês para celebrar um marco fundamental na história do Brasil: os 150 anos da Grande Imigração Italiana no Brasil. Esta é uma ocasião para reconhecermos a coragem e o trabalho árduo dos bravos imigrantes italianos que, há um século e meio, deixaram sua terra natal em busca de novas oportunidades, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento cultural, econômico, científico e social do nosso país.”

Caropreso também relembrou a chegada dos italianos no Brasil. “Mais de um milhão de italianos desembarcaram no Brasil entre 1874 e 1902. Em 1874, marcou-se o início do influxo massivo de imigrantes italianos ao Brasil, quando a embarcação La Sofia, da Expedição Tabacchi, trouxe 388 passageiros migrantes italianos do porto de Gênova para trabalharem no Espírito Santo, substituindo a mão de obra escravizada nas fazendas de café. Um ano depois, em 1875, Santa Catarina começou a receber imigrantes desta grande onda migratória, com 108 colonos italianos estabelecendo-se em Brusque, com a presença de trentinos, vênetos, lombardos e oriundos de outras regiões da Itália.”

O parlamentar destacou, ainda, que, como existe o marco da chegada dos imigrantes italianos no Brasil, em 1875, os 150 anos da imigração Italiana em Santa Catarina serão celebrados no próximo ano com uma programação à altura dos que lutam para manter e difundir a cultura italiana em nosso estado.

Imigração italiana em Santa Catarina

Para comemorar a chegada dos primeiros imigrantes em Santa Catarina, o Estado está se preparando, desde o ano de 2023.  Uma comissão estadual foi criada, com representantes de vários segmentos da comunidade ítalo-catarinense.

Segundo Caropreso, “um desses projetos é a edição de um livro comemorativo aos 150 anos da Grande Imigração, coordenado pelo professor  Andrey José Taffner Fraga, que será publicado pela editora do Centro Universitário de Brusque, a Unifebe, descrevendo a presença italiana em todo o Estado de Santa Catarina. Além desta obra, a comissão está trabalhando para a reedição do livro “Vencer ou morrer”, de Renzo Grosselli, cuja primeira edição brasileira foi lançada pela editora da UFSC, em 1987”.

Representantes da cultura italiana e homenageados

Durante a cerimônia, 21 entidades que preservam a memória dos imigrantes italianos, como o Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, Casa de Brusque, Arquivo Público de Santa Catarina e a cônsul-geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugênia Tiziana Berti, foram homenageados.

A solenidade contou com a presença de representantes da Itália, agentes políticos e membros de círculos italianos e outras entidades. O deputado da República Italiana, eleito pelos conterrâneos residentes na América do Sul, Fábio Porta, também prestigiou o evento.

“É uma homenagem importantíssima. Nossa presença hoje aqui é testemunha não só de uma homenagem aos italianos no Brasil, mas também uma homenagem aos italianos em Santa Catarina, que talvez seja a maior e mais influente do Brasil.”

Eugenia Tiziana Berti Linblad, consulesa geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, ressaltou a importância dessa homenagem como essencial para a preservação da memória, especialmente para os mais jovens. “Este momento também é um momento de renovação da ligação entre o estado de santa Catarina e a Itália. Eu represento como cônsul geral os nossos citadinos italianos aqui e seus antepassados. “É um momento muito importante de memória, porque nossos antepassados foram muito corajosos e fortes. Desbravaram as fronteiras e isso é uma mensagem muito importante para os jovens.”

Walter Petruzziello, membro do Comitê de Presidência do Conselho Geral dos Italianos no exterior, também destacou a importância da homenagem. “É uma data muito importante, porque a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, assim como as do espírito Santo e do Paraná lembraram os 150 anos de imigração. Essa representatividade e essa homenagem aos nossos imigrantes que vieram com tantas dificuldades, deixaram suas marcas e ajudaram tanto o Brasil a prosperar. Aqui tem um com 70 anos de imigração. Cheguei aqui com dois anos de idade carregado pelos braços de minha mãe, trazendo a cultura, a língua e tantas coisas lindas”.

Entidades e cidades homenageadas

- Moacir Luiz Bogo, falecido em janeiro de 2024 (in memorian)

- Museu Histórico do Vale do Itajaí - Mirim - Casa de Brusque

- Colégio Consul Carlos Renaux

- Arquivo Histórico José Ferreira da Silva

- Museu ao ar Livre Princesa Isabel

- Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - Ceom

- Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

- Arquivo Público de Santa Catarina

- Curso de letras - italiano – UFSC

- Cocal do Sul

- Treviso

- Urussanga

- Siderópolis

- Nova Veneza

- Arroio Trinta

- Laurentino

- Rodeio

- Massaranduba

- Morro Grande

- Lacerdópolis

- Consulado-Geral da Itália em Curitiba


Solon Soares/Agência AL
Assembleia Legislativa de Santa Catarina comemora os 150 anos de imigração italiana no Brasil



Solon Soares/Agência AL
Assembleia Legislativa de Santa Catarina comemora os 150 anos de imigração italiana no Brasil













Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade