Publicado em 04/02/2024
Em mais um belo dia de sol, com vento nordeste, o Crioula 52 comemorou o título na classe ORC, enquanto o Zeus Team, equipe da casa, levantou o troféu na Super Series 30. Ximango (HPE 30), Plancton (RGS Geral), Neon III (RGS Cruzeiro Geral) e Esperança (Bico de Proa) foram os vencedores em suas respectivas classes.
Durante toda a semana, as tripulações navegaram em condições especiais na raia de Jurerê, e este sábado não foi diferente. Com sol e vento nordeste firme, o último dia proporcionou uma regata de percurso para todas as classes, exceto Bico de Proa e RGS Cruzeiro, que realizaram a última regata de percurso.
O Crioula 52, atual bicampeão da classe ORC, comemorou o terceiro título consecutivo na classe ao vencer a última regata. Com cinco vitórias em sete regatas, a tripulação comandada por Eduardo Plass terminou dois pontos à frente do Phoenix 44, que ficou em segundo lugar. O terceiro lugar ficou com o Dona Bola.
Na Super Series 30, que incluiu as embarcações das classes C30 e HPE-30, o Zeus Team conquistou o título. A equipe do ICSC - Veleiros da Ilha, liderada pelo Comandante Inácio Vandresen, ficou em segundo lugar na regata final, confirmando o resultado. Ximango ficou em segundo lugar e também garantiu o título na classe HPE-30, enquanto o Ponta Firme terminou em terceiro lugar na classe HPE-30. Kanaloa ficou em quarto na Super Series 30 e em terceiro lugar na HPE-30.
O Plancton, comandado por Jonas Chorociejus e campeão brasileiro de RGS C em 2023, encerrou o 35º Circuito Oceânico de Santa Catarina como campeão geral da classe RGS. Com 9 pontos perdidos, a tripulação do Veleiros da Ilha ficou à frente do Bruxo, que foi o vice-campeão, e do Blade Runner III, que ficou em terceiro lugar. Dez embarcações participaram da flotilha de RGS.
O Neon III, do Comandante Maurity Borges, do ICSC - Veleiros da Ilha, comemorou o título na classe RGS Cruzeiro Geral, com três vitórias em cinco regatas de percurso, um ponto à frente do Açores III, que foi o vice-campeão. O veleiro Mar Sem Fim completou o pódio.
Na classe Bico de Proa Geral, o Esperança, comandado por Marcio Lima, já havia garantido o título antecipadamente. Na última regata de percurso, o Esperança terminou em segundo lugar, enquanto o Cavalo Loko, vice-campeão do evento, venceu a regata. Em terceiro lugar ficou o ArCaFer.
ORC: Crioula 52 (Veleiros do Sul - RS)
Super Series 30: Zeus Team (Veleiros da Ilha - SC)
C30: Zeus Team (Veleiros da Ilha - SC)
HPE-30: Ximango (Veleiros do Sul - RS)
RGS Geral: Plancton (Veleiros da Ilha - SC)
RGS A: Sossegado (Grêmio de Vela de Ilhabela - SP)
RGS B: Plancton (Veleiros da Ilha - SC)
RGS Cruzeiro Geral: Neon III (Veleiros da Ilha - SC)
RGS Cruzeiro A: Açores III (Veleiros da Ilha - SC)
RGS Cruzeiro B: Neon III (Veleiros da Ilha - SC)
Bico de Proa Geral: Esperança (Clube dos Jangadeiros - RS)
Bico de Proa A: Esperança (Clube dos Jangadeiros - RS)
Bico de Proa B: Don Rocconi (Veleiros da Ilha - SC)