img

Florianópolis, 10 de setembro de 2024



GERAL

Prefeitura de São José cria grupo intersetorial para intensificar o combate à dengue

Publicado em 17/01/2024


Prefeitura de São José cria grupo intersetorial para intensificar o combate à dengue



Estão previstas ações de recolhimento de lixo, autuação de casas abandonadas, ações educacionais, entre outras ações

A Prefeitura de São José vem travando uma batalha contra o inimigo Aedes aegypti. O mosquito é responsável pela transmissão do vírus da dengue, doença que tem característica sazonal e se intensifica nos meses entre janeiro a maio. Por esse motivo, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde criou nesta terça-feira (16) um grupo intersetorial, com medidas para conter os criadouros do mosquito e prevenir a população da doença. No entanto, é preciso reforçar que essas ações também dependem da população e do cuidado em seus domicílios.

Cada secretaria terá funções definidas. A Assistência Social fica responsável a abordagem nas comunidades mais vulneráveis, para esclarecer, instruir e auxiliar as famílias; a Secretaria de Infraestrutura fará o recolhimento dos materiais, lixos e sucatas encontrados pelos agentes de endemias na cidade e nos terrenos baldios; a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável auxiliará no descarte correto de pneus; a Secretaria de Educação promoverá ações educacionais de prevenção; a Secretaria de Comunicação divulgará medidas preventivas à comunidade; a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos auxiliará na fiscalização e autuação dos imóveis que possam ter criadouros do mosquito. 

Índices Municipais

De acordo com a Vigilância Epidemiológica em 2023, São José totalizou sete mil casos de dengue e quatro óbitos. Até 16 de janeiro deste ano, ocorreram oito casos, sem óbitos ou internações registradas. No entanto, segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, se considerarmos o calor intercalado com as chuvas, um ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito, é possível um aumento expressivo dos casos nos próximos meses no âmbito municipal, que acompanhará a realidade do Brasil.

 “É nessa perspectiva que a Prefeitura de São José vem antecipando as suas ações, uma vez que as medidas de prevenção são, até o momento, as mais eficazes”, afirma Katheri.

Denúncia

Caso o cidadão encontre um foco do mosquito da dengue, pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, pelo número 0800 645 9889. É importante que guarde o número do protocolo para acompanhar a resolução do caso.



Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade