img



GERAL

Prefeitura de São José cria grupo intersetorial para intensificar o combate à dengue

Publicado em 17/01/2024


Prefeitura de São José cria grupo intersetorial para intensificar o combate à dengue



Estão previstas ações de recolhimento de lixo, autuação de casas abandonadas, ações educacionais, entre outras ações

A Prefeitura de São José vem travando uma batalha contra o inimigo Aedes aegypti. O mosquito é responsável pela transmissão do vírus da dengue, doença que tem característica sazonal e se intensifica nos meses entre janeiro a maio. Por esse motivo, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde criou nesta terça-feira (16) um grupo intersetorial, com medidas para conter os criadouros do mosquito e prevenir a população da doença. No entanto, é preciso reforçar que essas ações também dependem da população e do cuidado em seus domicílios.

Cada secretaria terá funções definidas. A Assistência Social fica responsável a abordagem nas comunidades mais vulneráveis, para esclarecer, instruir e auxiliar as famílias; a Secretaria de Infraestrutura fará o recolhimento dos materiais, lixos e sucatas encontrados pelos agentes de endemias na cidade e nos terrenos baldios; a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável auxiliará no descarte correto de pneus; a Secretaria de Educação promoverá ações educacionais de prevenção; a Secretaria de Comunicação divulgará medidas preventivas à comunidade; a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos auxiliará na fiscalização e autuação dos imóveis que possam ter criadouros do mosquito. 

Índices Municipais

De acordo com a Vigilância Epidemiológica em 2023, São José totalizou sete mil casos de dengue e quatro óbitos. Até 16 de janeiro deste ano, ocorreram oito casos, sem óbitos ou internações registradas. No entanto, segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, se considerarmos o calor intercalado com as chuvas, um ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito, é possível um aumento expressivo dos casos nos próximos meses no âmbito municipal, que acompanhará a realidade do Brasil.

 “É nessa perspectiva que a Prefeitura de São José vem antecipando as suas ações, uma vez que as medidas de prevenção são, até o momento, as mais eficazes”, afirma Katheri.

Denúncia

Caso o cidadão encontre um foco do mosquito da dengue, pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, pelo número 0800 645 9889. É importante que guarde o número do protocolo para acompanhar a resolução do caso.



Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...