Publicado em 09/01/2024
Com disputas muito equilibradas, a atleta do Rio de Janeiro foi a única a conquistar duas vitórias nesta segunda-feira, em excelentes condições, com vento nordeste variando entre 17 e 19 nós. Também vale destacar a performance da flotilha do ICSC - Veleiros da Ilha, que colocou três atletas entre os dez primeiros.
"Foi um dia muito bom. Tinha bastante vento e ondas, o que é uma condição muito favorável para mim. Minha expectativa é velejar bem e espero que tenhamos mais dias assim", comentou a líder do campeonato.
Com 2 pontos perdidos, Joana lidera a flotilha de mais de 180 barcos. Ela tem um ponto de vantagem sobre Felipe Strassburger, do ICSC - Veleiros da Ilha, e seus companheiros de equipe, Arthur Back e Zion Brandão, todos com 3 pontos perdidos. Na quinta colocação, também do Rio, está Eduardo Backheuser, com 4 pontos perdidos.
"Foi um dia muito bom, com ventos muito fortes. Tive um bom desempenho, conquistando um primeiro e um segundo lugar", disse Felipe Strassburger.
Com 6 pontos perdidos, estão o paulista Felipe Fridrich (EVI), em 6º lugar, a gaúcha Uma Creixell (CDJ) e o catarinense Theo Sartor (Veleiros da Ilha), ambos empatados em 7º lugar. Em 9º lugar, com 7 pontos perdidos, vem Henrique Sasaki (Veleiros da Ilha), e em 10º lugar está a capixaba Livia Quintas, com 9 pontos perdidos.
Flotilha do Veleiros da Ilha:
Além dos três atletas entre os 10 primeiros colocados, a flotilha do Veleiros da Ilha continua bem representada. Lara Candemil finalizou a segunda-feira na 21ª colocação, seguida por Lucas Leal em 23º, Gustavo Borges em 70º, Andre Borges em 94º, Sofia Paradeda em 135ª, Joaquim Krauspenhar em 157º e Barbara Furlin em 170ª.
Para esta terça-feira, as previsões indicam condições semelhantes ao primeiro dia, e a intenção da Comissão de Regatas é promover mais duas disputas. "O Campeonato começou com um ótimo nível técnico e excelentes condições. Nossa intenção é realizar mais duas regatas nesta terça-feira", avaliou Ricardo Navarro, presidente da Comissão de Regatas.
Na terça-feira (9) e na quarta-feira (10), ocorrerão as regatas da fase classificatória. Na quinta-feira, as disputas individuais darão lugar à competição por equipes, e de sexta a domingo, os atletas retornarão às regatas individuais para a fase final do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry.
Classificação do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry após duas regatas (10 primeiros)
1 - Joana Freitas (ICRJ - RJ) - 2pp
2 - Felipe Strassburger (ICSC - SC) - 3pp
3 - Arthur Back (ICRJ - RJ) - 3pp
3 - Zion Brandão (ICRJ - RJ) - 3pp
5 - Eduardo Backheuser (ICRJ - RJ) - 4pp
6 - Felipe Fridrich (EVI - SP) - 6pp
7 - Uma Creixell (CDJ - RS) - 6pp
7 - Théo Sartor (ICSC - SC) - 6pp
9 - Herique Sasaki (ICSC - SC) - 7pp
10 - Livia Quintas (ICES - ES) - 10pp
Programação e Serviço - 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry
Local: Sede Oceânica - Veleiros da Ilha, Jurerê
Data: 8 a 14 de janeiro
8 de janeiro a 10 de janeiro
A partir das 13h - Regatas da fase de classificação do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry
11 de janeiro
Campeonato Brasileiro por Equipes
12 de janeiro a 14 de janeiro
A partir das 13h - Regatas da série final do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry
Edgar Ramos/Veleiros da Ilha |
Edgar Ramos/Veleiros da Ilha |