img

SAUDE

Estudo do CEPEN revela avanços no tratamento de melanoma

Publicado em 05/01/2024


Divulgação/CEPEN
Estudo do CEPEN revela avanços no tratamento de melanoma

Pesquisadores do CEPEN realizando exames




Em meio às paisagens naturais de Santa Catarina, suas praias e atividade agrícola familiar, com a população sujeita a uma grande exposição solar, o estado enfrenta um desafio de saúde significativo, sendo o líder nacional em casos de melanoma e ocupando a segunda posição no ranking do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para câncer de pele não melanoma.

Recentemente, o Centro de Ensino e Pesquisas em Câncer de Santa Catarina (CEPEN), liderou um estudo visando melhorar o resultado do tratamento desta neoplasia. O estudo intitulado Trilogy envolveu pacientes com melanoma avançado submetendo-os a uma nova abordagem terapêutica. “Essa estratégia recruta o sistema imunológico do paciente para combater as células cancerígenas, marcando uma mudança paradigmática na luta contra o melanoma. Os resultados do estudo revelaram um perfil de segurança favorável, sinalizando eficácia no controle da doença”, detalha o Dr. Fabrício Grando, oncologista da equipe.

Conscientização contínua

Em um apelo à comunidade, o médico destaca a importância de conscientizar a população sobre a necessidade de proteção solar. "Evitar exposição prolongada ao Sol, usar protetor solar e roupas adequadas são medidas fundamentais para prevenir o desenvolvimento do melanoma, especialmente em uma região com intensa atividade ao ar livre, seja por turismo ou em profissões como agricultura e engenharia civil", ressalta. 

Com o término do Dezembro Laranja, um mês dedicado à campanha de conscientização sobre o melanoma, o oncologista destaca que a atenção à saúde da pele deve ser constante ao longo do ano. "O Dezembro Laranja não é apenas um mês de alerta, é uma oportunidade de educar e salvar vidas, especialmente em uma região onde o impacto do melanoma é significativo. O cuidado com a pele deve ser uma prioridade contínua, durante todo o ano", conclui o oncologista. 

Sobre o CEPEN

Desde sua fundação em 1998, o CEPEN tem desempenhado um papel essencial na busca por tratamentos contra o câncer por meio da realização de estudos clínicos em Santa Catarina. Com mais de 200 protocolos de pesquisa realizados ao longo dos anos, a instituição tem contribuído significativamente para avanços no tratamento do câncer, beneficiando milhares de pacientes. Para saber mais sobre como participar de uma pesquisa clínica, basta entrar em contato com o CEPEN https://www.cepen.org.br/









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Cidades


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade