Publicado em 24/12/2023
Nos 30 anos desde o início da Premier League, testemunhamos algumas lutas emocionantes pela lucrativa peça de prata e, nesta fase ainda muito inicial da temporada, parece que poderemos ter outra.
O Arsenal está no topo da tabela no momento em que este artigo foi escrito, mas Manchester City, Liverpool, Aston Villa e Tottenham Hotspur estão muito próximos - e é difícil escolher um deles se estiver procurando uma aposta com esta casa de aposta.
Há uma chance de que um desses times possa se distanciar e levar o título no final. Mas como temos esperança de uma disputa acirrada até o final, vamos dar uma olhada em algumas das melhores disputas pelo título da Premier League ao longo dos anos.
A temporada de 1994-95 foi uma batalha clássica entre dois escoceses, pois Sir Kenny Daglish e Sir Alex Ferguson disputaram o título com o Blackburn Rovers e o Manchester United, respectivamente.
O Blackburn e os Red Devils ficaram à frente do resto do grupo durante a maior parte da campanha, e apenas um ponto separava as duas equipes no último dia da temporada.
O Blackburn perdeu para o Liverpool, time com o qual Daglish venceu seis divisões da primeira divisão como jogador e mais três como técnico, mas o Manchester United só conseguiu empatar com o West Ham United, e o título foi para o Ewood Park.
A temporada seguinte foi novamente disputada até o fim. No entanto, dessa vez, foi Ferguson quem ergueu a taça.
O Newcastle United tinha 12 pontos de vantagem no topo da tabela em um determinado momento, mas a vantagem dos Geordies caiu por terra e eles estavam claramente sentindo a pressão, o que levou Kevin Keegan a dizer a infame frase "Vou adorar se os vencermos".
O Man United tinha dois pontos de vantagem na última rodada, e uma vitória por 3 a 0 sobre o Middlesbrough garantiu o título. O Newcastle só conseguiu empatar com o Tottenham Hotspur.
Em seus 26 anos no comando do Old Trafford, poucos momentos teriam sido mais difíceis para Ferguson do que esse no último dia da campanha de 2011-12.
Os dois times rivais estavam empatados em pontos no jogo final, com os Citizens precisando igualar a pontuação dos Red Devils por terem um melhor saldo de gols.
Deveria ter sido uma tarefa fácil para o City, já que a equipe de Roberto Mancini recebeu o Queens Park Rangers.
Mas eles estavam atrás do time londrino quando o cronômetro chegou aos 90 minutos, e os jogadores e torcedores do Manchester United estavam comemorando prematuramente a vitória em Sunderland.
Eden Dzeko fez o 2 a 2 aos 91 minutos, e Sergio Aguero marcou o gol mais famoso da história da Premier League para dar ao Man City seu primeiro título desde 1968.
Na segunda vez em questão de anos que o Manchester City venceu o Liverpool pelo título por um único ponto, o último dia da temporada 2021-22 foi muito dramático.
A equipe de Pep Guardiola recebeu o Aston Villa no Etihad, enquanto os Reds jogaram em casa contra o Wolverhampton Wanderers.
Parecia que Gerrard faria algo que não conseguiu fazer durante seus dias de jogador e conquistaria o título para seu clube de infância.
O clima era tenso no último quarto de hora de ambos os jogos, pois o Liverpool estava empatando em 1 a 1 com o Wolves e o Man City estava perdendo por 2 a 0 para o Aston Villa.
Os Sky Blues marcaram três vezes em cinco minutos para assumir a liderança por 3 a 2, enquanto os Reds também marcaram dois gols no final do jogo para vencer por 3 a 1.
Mas foi o Man City que prevaleceu em seu status de favorito ao título com a Betfair e foi coroado campeão pela quarta vez em cinco anos.