img

ESPORTES

Enrico Ambrogini é o novo CEO do Figueirense SAF

Publicado em 08/12/2023


Figueirense
Enrico Ambrogini é o novo CEO do Figueirense SAF



Enrico Ambrogini foi apresentado oficialmente durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (08), no Espaço Memorial do Estádio Orlando Scarpelli, ao lado do novo Diretor Executivo de Futebol.

O executivo Enrico Ambrogini é o novo CEO do Figueirense SAF. Ele chega para comandar o processo de reestruturação financeira e administrativa do alvinegro após uma década de experiências em cargos de direção no futebol brasileiro e internacional.

Enrico Ambrogini tem 34 anos e é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal São Carlos, de São Paulo. Possui especialização em Gestão Esportiva com Foco na Indústria do Futebol pela Universidade de Londres, na Inglaterra, e Master em Gestão Esportiva pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Após início de carreira no mercado financeiro, o executivo começou sua trajetória no futebol em 2013, como diretor do Bom Senso Futebol Clube, organização não governamental fundada por jogadores profissionais para o desenvolvimento do futebol brasileiro. Acumula passagens nos departamentos de futebol de Flamengo e Athletico Paranaense. Como CEO, atuou no Espírito Santo Futebol Clube, de Vitória-ES, e na Internacional de Limeira, de São Paulo, antes de rumar para uma experiência no futebol do exterior.

No Real Valladolid, da Espanha, foi Diretor de Gestão e Administração do Futebol nas temporadas 2021 e início de 2022, quando foi contratado pelo Cruzeiro, seu último clube antes de assumir o Figueirense SAF. Na equipe mineira, atuou no cargo de COO – Chief Operating Officer (Diretor de Operações) nas temporadas de 2022 e 2023.

Novo Diretor Executivo de Futebol

O novo Diretor Executivo de Futebol do Figueirense SAF é um velho conhecido da torcida alvinegra. Marco Aurélio Cunha, 69 anos, volta ao clube para sua segunda passagem como responsável pelo futebol, cargo que exerceu no final dos anos de 1990.

Natural de São Paulo, Marco Aurélio esteve no Figueirense nos anos de 1999 e 2000, quando fez parte da equipe que iniciou o desenvolvimento do trabalho vitorioso que perdurou por quase uma década. Como dirigente, conquistou o Catarinense de 1999, um dos títulos mais emblemáticos da história alvinegra, batendo o arquirrival Avaí na grande decisão.

O novo Diretor Executivo de Futebol do Figueirense SAF é médico ortopedista e iniciou seu trabalho na área esportiva da década de 1970, como estagiário do Departamento Médico do São Paulo Futebol Clube. Já nos anos de 1990, passou por duas equipes do interior paulista: Bragantino e Guarani. Em 1994, tornou-se consultor médico e de gestão da Parmalat, multinacional italiana que fez grandes investimentos no futebol brasileiro. Depois, atuou por dois anos como consultor médico e esportivo nas equipes do Kashiwa Reysol e do Verdy Kawasaki, do Japão. De volta ao Brasil, em 1996, passou por equipes como Coritiba e Santos, antes de chegar ao Figueirense.

Comissão Técnica

Outro nome com história no Figueirense SAF que retorna para a próxima temporada é o preparador físico José Mário Campeiz. O profissional teve uma passagem vitoriosa pelo Furacão em 2018, quando se sagrou campeão estadual e conquistou o prêmio de melhor preparador físico do Campeonato Catarinense, eleito pela Federação Catarinense de Futebol (FCF).

Zé Mário possui larga experiência no futebol. Além do Figueirense, trabalhou por muitos anos no São Paulo Futebol Clube, além de Santos (SP), Cruzeiro (MG), Jubilo Iwata (JAP), Athético Paranaense (PR), Mogi Mirim (SP), Ferroviária (SP) e Avaí (SC).

O auxiliar técnico será Marcos Carvalho, que esteve ao lado do técnico João Burse em seus últimos trabalhos. Graduado em Educação Física, com pós-graduação em futebol e futsal, Carvalho foi treinador de categorias de base no futebol baiano, tendo passado por São Francisco, Fluminense de Feira de Santana e Vitória. Como auxiliar técnico do futebol profissional, já esteve no Cianorte (PR), Vitória (BA) e por último no Tombense (MG).

Ao lado do técnico João Burse, os dois profissionais iniciam suas atividades no clube no dia 11 de dezembro, data marcada para a reapresentação oficial do grupo de jogadores no CFT da Cambirela.


Figueirense
Enrico Ambrogini é o novo CEO do Figueirense SAF













Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade