Publicado em 29/11/2023
Todo esse resultado inicia com o projeto social que ensina os primeiros passos da modalidade até o momento em que os alunos estejam prontos para competir oficialmente.
Na noite desta terça-feira (28), mais de 170 alunos passaram pela graduação de faixas. Entre crianças, jovens e adultos, a comemoração pelo momento era unanime. O momento mais emocionante da noite, foi quando três professores de judô fizeram a troca de faixas dos seus filhos, um deles alcançando a tão sonhada faixa preta.
Betina Machado, de 9 anos, foi uma das graduadas, se tornando faixa amarela. Ela contou que o propósito dela no esporte e chegar na faixa mais difícil de se alcançar “Meu propósito é chegar no maior nível que eu conseguir, conquistar medalhas e chegar na faixa vermelha que é uma das mais difíceis por ser a última”.
A mãe de Betina, Cristina Calbusch, fala dos benefícios de ter sua filha no projeto esportivo. “O projeto é muito importante na fase em que as crianças estão, porque além de trabalhar a arte marcial, também trabalha com a disciplina e o comportamento delas, e isso é algo que se reflete dentro de casa. O sensei Fábio tem feito um trabalho brilhante na cidade”, relatou Cristina.
Já Júnior Spies, pai do aluno Joaquim Spies, agradeceu pela oportunidade de ter o filho fazendo aulas de judô de forma gratuita. “O Joaquim está fazendo judô desde os quatro anos e hoje recebeu a faixa azul. É muito bom esse apoio que a Prefeitura dá de nos proporcionar poder incentivar nossos filhos ao esporte”.
A cerimônia de graduação contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas, entre eles o vice-prefeito, Michel Schlemper, da secretária de Esportes e Lazer, Gilmara Bastos, e o dirigente de esportes, Claiton Ribeiro.