img


Florianópolis, 04 de dezembro de 2024



SAUDE

Água ? Essencial para saúde, cuidados com exposição ao calor extremo

Publicado em 28/11/2023


Assessoria de Imprensa
Água ? Essencial para saúde, cuidados com exposição ao calor extremo



De acordo com os últimos acontecimentos em um show no Rio de Janeiro, onde o público ficou exposto a altas temperaturas ao calor intenso, a discussão do momento é liberação de portaria com regras para entrada de garrafas d?água em shows e grandes eventos, além das normas para empresas disponibilizarem bebedouros nos locais.

Confira alguns passos para uma alimentação adequada e saudável e com muita hidratação:

Manter uma hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. A água é responsável para que as pessoas tenham uma boa digestão, melhorem a circulação, fortaleçam os músculos e, ainda, contribui com o cérebro. 

Esse precioso líquido leva até as células oxigênio e nutrientes, como sais minerais, e atua para que toxinas sejam eliminadas por meio do suor e da urina. Cerca de 70% do corpo humano é composto por água. Os dias mais quentes exigem que as pessoas cuidem ainda mais da hidratação.  A adoção de alguns hábitos e o consumo de alguns alimentos podem auxiliar para que o corpo se mantenha hidratado.

O calor característico faz com que algumas funções fisiológicas do corpo humano sofram alterações, como o aumento da produção de suor. “O suor é composto de água e eletrólitos (sódio, potássio, cloreto) e é justamente essa perda extra de água que deve ser reposta com maior cautela.

A hidratação deve ser intensificada durante a realização de atividades físicas, quando a produção de suor é ainda maior e em consequência há maior desidratação do organismo. “A água regula a temperatura corporal, é responsável por manter o volume normal de sangue, faz parte da estrutura de diversas moléculas, participa do transporte de nutrientes, lubrifica as mucosas (como os olhos e a boca) e amortece e protege as articulações”.

Por outro lado, uma má hidratação pode causar diversos problemas ao corpo humano. “A perda de 1% a 2% de água corporal pode ocasionar aumento da frequência cardíaca e redução da função cognitiva. A desidratação mais severa, de 7% a 10% de perda hídrica, pode causar delírio, espasmos musculares, perda de equilíbrio e até a morte.

Calor, insolação e desidratação são alguns desses fatores a ter atenção : Sempre que estiver exposto a ambientes como shows, praias, piscinas, lugares muito quentes, leve sempre sua garrafinha de água e prefira alimentos leves, frutas e sucos para poder consumir, isso irá te auxiliar a manter uma boa hidratação. Para quem tem mais dificuldade em consumir a bebida, é aconselhavel que saborizem o liquido. “Saborizar a água com frutas, especiarias e ervas também é um ótimo estímulo para se hidratar”.

Alguns alimentos também são indicados para complementar a hidratação, como as frutas ricas em água: melancia, melão, ameixa, abacaxi, morango e laranja. Legumes e hortaliças também contêm generosas quantidades de água, como a abobrinha, o pepino e as folhosas (alface, rúcula, couve, acelga, coentro, espinafre e agrião). “Incluir alimentos ricos em água no cardápio é muito importante, mas cabe lembrar que beber água é fundamental para atingir as necessidades hídricas diárias.



Com informações de ASSESSORIA DE IMPRENSA











Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade