Publicado em 24/11/2023
A iniciativa, que visa promover a inclusão social e cultural de comunidades, proporcionou uma experiência única aos usuários do serviço, ao visitar o Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) de São José. O objetivo da visita foi mergulhar nos serviços oferecidos por esse espaço e fortalecer laços culturais.
Ao entrar nas instalações do Cati, os usuários do Cras Areias foram recebidos pela equipe do equipamento em um ambiente acolhedor, repleto de atividades dedicadas à pessoa idosa. O Cati se destaca como um ponto vital para a qualidade de vida e socialização da pessoa idosa. Um elemento crucial dessa experiência foi uma aula de dança que, transformou-se em um momento de pura diversão.
Sandra Gomes, coordenadora do Cras Areias, compartilhou sua gratidão pela oportunidade de estreitar os laços com o Cati. “Essa visita não apenas nos permitiu conhecer de perto as instalações do Centro, mas também ressaltou o poder transformador da cultura na promoção da inclusão social. Acreditamos que a cultura é uma linguagem universal que une pessoas, independentemente da idade. A experiência no Cati de São José reforçou o objetivo do Projeto Cras Cultural de ampliar horizontes, promover o enriquecimento cultural e fortalecer os laços comunitários”.
O Projeto Cras Cultural busca não apenas proporcionar momentos de lazer e aprendizado aos seus usuários, mas também fomentar a inclusão e o senso de pertencimento à comunidade. O evento contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos da comunidade. O Cras de Areias providenciou transporte e acompanhamento.
Iniciativa
Previsto no calendário da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, o programa ocorre sempre na última semana de cada mês. A iniciativa leva lazer e cultura às famílias dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Bela Vista, Real Parque, Areias, Barreiros, Potecas e Jardim Cidade Florianópolis, que integram o território do Cras de Areias.
O Cras Cultural promove o acesso às atividades relacionadas a estes segmentos, sempre de forma gratuita, para que os usuários e suas famílias possam usufruir de espaços públicos, que geralmente não são conhecidos, como forma de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários. As ações coletivas também têm o intuito de proporcionar vivências com o objetivo de romper o isolamento cultural, social e político a que muitas famílias estão submetidas.