Publicado em 20/11/2023
Demonstrando o potencial dos estudantes do Oeste catarinense, a equipe West Shark FTC da escola SESI de Chapecó conquistou o 1º lugar no Prêmio de Design do Torneio SESI de Robótica, que aconteceu recentemente, em Joinville. Chapecó também se destacou na classificação geral do torneio conquistando a 5ª posição do estado. Promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o torneio reuniu 760 competidores de 120 escolas de todo o estado.
Em sua primeira participação na competição, os alunos do Ensino Médio da Escola SESI Chapecó conquistaram o Prêmio de Design, que avalia critérios como mobilidade, criatividade e apresentação que envolvem a eficiência do robô, a performance e evolução. A equipe é composta pelos estudantes Ayrton Junior Lorenzatto, Daniela Satiskuna Amorim Zilio, Everton Soares Rosa, Guilherme Primão Tibola, Raissa Isabelle Meyer e Vinicius Eduardo Rosetto, liderados pelo técnico Jean Parisoto.
Para o técnico da West Shark FTC, Jean Parisoto, “foi muito gratificante estar competindo no torneio contra equipes extremamente qualificadas. A conquista do prêmio Design transparece toda a dedicação dos estudantes em organizar, planejar, projetar, construir o robô e documentar os processos. É uma excelente conquista para a nossa escola, por se tratar de uma modalidade complexa e de grandes desafios técnicos”. O responsável também afirmou que a equipe já está se preparando para os próximos desafios.
A importância da classificação para a escola foi também destacada pela orientadora pedagógica do SESI-SENAI da Regional Oeste, Liane Barreto Ferrari. “Nossa equipe é recente, começamos a participar das competições e da FTC esse ano. Foi uma grande surpresa e alegria conquistarmos o 5º lugar na classificação geral do estado e 1º lugar no prêmio de design do robô. Ver o engajamento dos alunos, o trabalho em equipe, o quanto que eles aprenderam e se desenvolveram foi muito gratificante. Com certeza é um diferencial de nossa escola poder proporcionar experiencias como essa para os estudantes”, salientou Liane.
FTC
O First Tech Challenge (FTC) é a competição onde os estudantes são desafiados a projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio em formato de aliança. Segundo a orientadora pedagógica, “nesse momento os estudantes colocam em prática os conceitos aprendidos em aula, além de desenvolver habilidades como networking e gerenciamento de conexões, já que os alunos precisam entrar em contato com empresas para arrecadar patrocinadores, por exemplo”. Dessa forma, o FTC representa um passo importante para o aprendizado dos alunos e pode se tornar um diferencial na vida profissional.
ENSINO DA ROBÓTICA
O ensino da robótica nas escolas do SESI tem o objetivo de fortalecer a educação tecnológica, em especial a abordagem STEAM (anagrama de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em inglês). “No SESI e SENAI, adotamos um modelo de educação dinâmico e inovador”, ressalta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
“A aprendizagem vai além das salas de aula, abraçando a experimentação, a descoberta e o pensamento crítico, preparando os alunos para um futuro repleto de possibilidades e oportunidades”, explica o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. Ele salienta que, por meio de projetos práticos, colaborativos e interdisciplinares, a Escola SESI prepara os estudantes para enfrentar desafios do mundo real, fomentando a curiosidade, a resolução de problemas e a criatividade.
Segundo o coordenador de educação básica da regional Oeste e Extremo-Oeste, Marcio Gonçalves da Rosa, o torneio é um momento em que os alunos aprendem a trabalhar em equipe, aprimorando suas habilidades de colaboração e comunicação. “É um espaço para compartilhar conhecimentos, trocar ideias de projetos e fazer conexões que podem abrir portas para futuras colaborações. É uma celebração do pensamento crítico, resolução de problemas e do futuro da engenharia.”
Além da equipe West Shark FTC, as equipes WEST SHARKS EVOLUTION e WEST SHARKS FUTURE de Chapecó e PINUS VANGUARD de Pinhalzinho, também representaram o Oeste catarinense durante o torneio.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.