Publicado em 05/10/2023
Isso porque a Capital da Argentina foi a escolhida para sediar, no dia 4 de outubro, o Florianópolis Day — Workshop de Destino, evento organizado pelo Destino Floripa & Região, associação sem fins lucrativos formada por empresas da região metropolitana de Florianópolis. No encontro, voltado a agentes e operadores de viagens, entidades de turismo e imprensa, serão apresentadas as potencialidades da região com o intuito de alavancar ainda mais o turismo dos argentinos em Florianópolis.
Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), no verão de 2023, dos 17% de turistas estrangeiros que estiveram no litoral catarinense, 16,3% eram argentinos, sendo o maior mercado internacional emissor de turistas para Florianópolis e região.
Somente por terra, até janeiro deste ano, foi registrada a passagem de 76.418 turistas nas fronteiras entre a Argentina e o sul do Brasil. No Aeroporto Internacional de Florianópolis, na última temporada, a média de voos diretos de Buenos Aires aumentou de 2 para 12 por dia. Segundo estimativa da Secretaria de Turismo, cerca de 80 mil visitantes do país vizinho escolheram Florianópolis e região para passear durante a estação mais quente do ano.
Assim, para aumentar ainda mais estes números e para que os argentinos visitem a região não apenas no verão, mas em todas as épocas do ano, uma comitiva de Florianópolis desembarcou em Buenos Aires para realizar o Florianópolis Day — Edição Argentina. O evento ocorreu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, em formato de brunch, seguido de apresentações da entidade e associados cotistas.
Em 2023, somente seis locais foram escolhidos para o Florianópolis Day. No âmbito internacional, Montevidéu, no Uruguai, Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina, foram os locais escolhidos. No Brasil, recebem o Workshop, Goiânia, no estado de Goiás, Ribeirão Preto, em São Paulo, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Em Buenos Aires, o Florianópolis Day — Workshop de Destino tem apoio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e patrocínio das empresas Lk Design Hotel e K-Platz Hotel, Costão do Santinho e Hotéis Porto Sol.
Florianópolis é historicamente um dos destinos turísticos mais procurados pelos argentinos. Isso se deve à proximidade entre os dois países, o que permite o deslocamento por terra e também por meio de voos diretos e regulares que têm um tempo de duração médio de 2h15min. Além disso, as belezas naturais são outros atrativos que encantam os argentinos. E não é para menos.
Conhecida nacional e internacionalmente como Ilha da Magia, Florianópolis cada vez mais faz jus ao título. Além das incontáveis riquezas naturais que consagram a capital catarinense como um dos destinos mais paradisíacos do mundo, a cidade oferece ainda outros recantos que a tornam mágica, além da diversidade geográfica que propicia opções diversas, sendo possível ir do mar à montanha em apenas duas horas de viagem.
Mais do que as praias, lagoas, dunas, cachoeiras, trilhas e inúmeros passeios ao ar livre, o município é rico em história e cultura. As raízes da cidade podem ser encontradas por todos os lados, de sítios arqueológicos a vilas históricas com casarios coloniais. A região conquista ainda pelo estômago. O sabor local é tão marcante que consagrou Florianópolis como a primeira do Brasil a receber da Unesco o Selo de Cidade Criativa de Gastronomia.
Além disso, é referência em qualidade de vida e bem-estar. É uma das capitais com o maior IDH do Brasil, detém o título de capital brasileira mais segura, é certificada pelo Ministério do Turismo como Destino Turístico Inteligente em Transformação e já foi várias vezes eleita pelo TripAdvisor como um dos melhores destinos turísticos do país.
“São todos estes atrativos que fazem a região metropolitana de Florianópolis ser a escolha de 3,4 milhões de turistas nacionais e mais de 890 mil visitantes internacionais por ano, além de estar entre as mais procuradas do mundo, consolidando como um destino para o ano todo, com atrativos em todas as estações, e oportunidades para negócios e lazer”, ressalta Lucas Schweitzer, presidente do Destino Floripa & Região.