img



CIDADES

Diretores Escolares serão escolhidos por meio de votação em Biguaçu

Publicado em 27/09/2023


Foto: Fernando Mendes
Diretores Escolares serão escolhidos por meio de votação em Biguaçu



Secretaria Municipal de Educação lança edital para inscrição de Plano de Gestão Escolar

Gestão democrática na Rede Municipal de Ensino: pela primeira vez, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança edital para o processo de escolha de Plano de Gestão Escolar (PGE) para o exercício das funções de Diretores Escolares e Diretores Escolares Adjuntos.  

Na prática, isso significa que os Diretores das escolas e dos Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) não serão mais escolhidos por indicação, mas sim por meio de eleições. Nos CEIMs terão direito a voto os servidores e os pais, já nas escolas poderão votar os servidores, os pais e os estudantes do 6º ao 9º anos, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Poderão se candidatar apenas servidores estáveis, efetivos e concursados do Quadro do Magistério Público Municipal, com formação em nível superior, e titulares dos cargos de Professor I, Professor II, Professor III, Técnico em Educação, Especialista em Assuntos Educacionais, Auxiliar de Ensino e Técnico em Magistério Auxiliar de Sala. O Diretor Escolar e o Diretor Escolar Adjunto que tiverem seu PGE escolhido cumprirão os mandatos com vigência de 1º de fevereiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

A função de Diretor Escolar Adjunto será exercida nas quatro escolas maiores da rede, sendo as EBMs Donato Alípio de Campos, Fernando Brüggemann Viegas de Amorim, Manoel Roldão das Neves e Olga de Andrade Borgonovo. Nas demais escolas e nos CEIMS haverá somente o Diretor Geral.As propostas de PGE deverão ser protocoladas no Pró-Cidadão, no período de 29 de setembro a 31 de outubro, das 9h às 16h. Já a votação nas unidades de ensino está prevista para ocorrer no dia 30 de novembro, sendo que as urnas ficarão abertas das 8h às 20h30min. Todo o processo eleitoral será conduzido pela Comissão Municipal de Gestão Escolar, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, e uma Comissão Eleitoral em cada unidade escolar. 

O secretário de Educação, Oscar Silva Neto, destaca a importância do processo de votação. “Quero, desde já, parabenizar o prefeito Salmir da Silva e o vice-prefeito Alexandre Souza por fazerem cumprir o Plano de Governo, pois a Gestão Democrática na Educação era uma proposta de campanha. Fazer com que a comunidade escolar ajude na tomada de decisões e na escolha dos gestores demonstra um amadurecimento da Rede Municipal de Ensino e faz com que a Educação de Biguaçu se profissionalize e tenha novos rumos para os próximos anos. É um grande passo que estamos dando!”, finalizou. 



Com informações de ASCOM/PMB








Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade