Publicado em 29/08/2023
À medida que as cidades ganham popularidade e relevância, começam a receber um maior fluxo de pessoas, o que, por sua vez, leva à expansão dos aeroportos.
Se você é fã ou simplesmente admira sua estrutura, neste artigo falaremos sobre as 10 maiores instalações do mundo em termos de tamanho. Além disso, no final deste artigo, listaremos os aeroportos que movimentam o maior número de passagens aéreas do planeta.
Com quase 780 quilómetros quadrados, é o maior aeroporto que existe, mas isso não significa necessariamente que seja também o que recebe e despacha o maior número de pessoas. Fica a uma curta distância do centro de Dammam e é um complexo de várias áreas ajardinadas, fontes atraentes e até mesmo uma mesquita com capacidade para mais de 2000 pessoas.
O tráfego anual atinge mais de 10 milhões de passagens aéreas vendidas, o que o torna um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Possui seis terminais e uma área chamada Terminal Real, para uso exclusivo da família real saudita.
O Aeroporto Internacional de Denver cobre mais de 135 quilómetros quadrados e tem a pista mais longa da América do Norte. Localizado no estado do Colorado, o imponente terminal com design inovador abriga um complexo comercial e todos os serviços relacionados. Com quase 70 milhões de passageiros no ano passado, é um dos 10 aeroportos mais movimentados do mundo.
O Beijing Daxing, na China, é uma das mais recentes adições à lista. É um aeroporto internacional com uma estrutura imponente cujo principal objetivo é a integração de zonas económicas. Ele liga Pequim - Tianjin - Hebei graças ao seu terminal em forma de estrela do mar.
Para se ter uma ideia de seu tamanho, vale a pena observar que só o terminal tem quase 105 quilómetros quadrados. Fica a aproximadamente 45 km de Pequim e pode ser acessado por várias rotas, sendo o trem de alta velocidade o transporte público mais preciso.
Esse não é apenas uma das instalações aeroportuárias da American Airlines, mas também um dos maiores aeroportos dos Estados Unidos em termos de número de aeronaves e passageiros por ano. Embora a sua superfície de aproximadamente 70 quilómetros quadrados esteja longe do topo da lista, isso não o impede de ser um dos aeroportos mais importantes do mundo.
Ele tem um design muito atraente e cinco terminais com todos os serviços de que você possa precisar. Além disso, não se descarta a possibilidade de ampliação no futuro. Outro destaque é que ele está estrategicamente localizado entre Dallas e Fort Worth, duas cidades texanas.
Há muitas razões pelas quais a Flórida é um dos destinos turísticos mais populares do mundo durante o ano inteiro, claramente impulsionado pela existência do famoso Parque da Disney, seu grande número de parques temáticos e suas atraentes praias para toda a família. O Aeroporto Internacional de Orlando, localizado a aproximadamente 10 km do centro da cidade, cobre uma área de mais de 50 km2 e tem cinco pistas duplas.
O grande terminal é consiste em um único edifício dividido em níveis e setores, com várias lojas, restaurantes finos, uma infinidade de serviços e até mesmo um hotel de luxo. As companhias aéreas que utilizam o Aeroporto Internacional de Orlando atendem a mais de 150 destinos no mundo todo.
A capital dos Estados Unidos tem, entre suas muitas atrações, o Aeroporto Internacional de Washington-Dulles, um dos maiores do país e do mundo. Quase 50 quilômetros quadrados compõem suas impressionantes instalações, o que faz dele um dos aeroportos mais modernos do mundo. Atende Washington e a área metropolitana em geral.
Foi construído em 1962 em terrenos da Virgínia e, depois de algum tempo, decidiram ampliar as instalações por duas vezes até se tornar um dos maiores e mais movimentados de todos. Atualmente, é servido por mais de 35 companhias aéreas e tem mais de 125 voos diretos para destinos nacionais e internacionais.
Mais de 25 companhias aéreas pousam e decolam continuamente do Aeroporto Intercontinental George Bush, o que faz sentido, considerando que seus 42 quilómetros quadrados o tornam um dos 10 maiores aeroportos do mundo.
Ele fica aproximadamente a 30 km do centro de Houston e tem vários terminais que oferecem serviços para atender às necessidades dos viajantes mais exigentes.
Entre os aeroportos mais movimentados da Ásia, o chinês Shanghai-Pudong certamente está no topo da lista, com quase 40 quilómetros quadrados de espaço para acomodar passageiros e carga. Fica aproximadamente a 30 km do centro de Xangai, que é também uma das cidades mais populosas do mundo.
Graças aos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, o aeroporto teve de aumentar consideravelmente sua infraestrutura, acrescentando três pistas e outro terminal apenas para carga e frete. Atualmente, mais de 30 companhias aéreas usam o aeroporto e se beneficiam de suas instalações.
Tem quatro andares e fica aproximadamente a 40 quilómetros do centro de Bangkok. Oferece uma variedade de opções de chegada por transporte público.
O Aeroporto Internacional de Ezeiza cobre 35 quilómetros quadrados e conecta esse país sul-americano com o resto dos continentes. Entre as conexões mais importantes estão Santiago, San Pablo e Lima. Ele atende a todas as capitais nacionais.
Suvarnabhumi, mais conhecido simplesmente como "Aeroporto Internacional de Bangkok", é um dos aeroportos mais importantes do continente asiático e ocupa o décimo lugar em termos de instalações aeroportuárias cobrindo uma área de 32 quilómetros quadrados. É servido principalmente pela Thai Airways e é o destino da maioria dos voos provenientes do resto do mundo.
Em termos de tráfego anual, o vencedor é Atlanta: Aeroporto Internacional Hartsfield. Mais de 100 milhões de passageiros passam por suas instalações, Em termos de tráfego anual, o vencedor é Atlanta: Aeroporto Internacional Hartsfield. Mais de 100 milhões de passageiros passam por suas instalações, a uma taxa de mais de 5 milhões por segundo.
Foi inaugurado em 1926 e, devido à sua localização estratégica, atende à maioria dos voos domésticos. A maior companhia aérea low-cost do mundo, a Southwest, opera aqui, e a sua proximidade com a Costa Leste é perfeita para quem viaja de e para a Europa.
Este aeroporto no centro da China começou a operar em 1958 e é conhecido por sua modernidade desde então. Cerca de 95 milhões de pessoas compram passagens e usam o aeroporto, que é servido por um trem expresso que se conecta ao imponente edifício.