Publicado em 25/08/2023
O ensaio final - com figurinos, maquiagem e orquestra completa no palco - aflora nos adolescentes o lado cultural. “Ficamos honrados e felizes em receber essas crianças e adolescentes, principalmente por saber que a maioria nunca entrou num teatro e também nunca teve a oportunidade de prestigiar uma ópera como esta”, comentou a produtora executiva da Camerata Maria Elita Pereira.
Para a diretora da escola Irineu Bornhausen, Luciane Neves, foi um prazer enorme levar os estudantes, pela primeira vez, num ato de incentivo à cultura e à arte. “A turma que veio se destacou na escola. Eles participaram de uma gincana e, como prêmio, trouxemos eles para assistirem a este belíssimo espetáculo que a Camerata Florianópolis preparou”, pontuou a diretora.
Já a estudante do nono ano, Fernanda Sirtoli Abud Alves Dos Santos, também da Irineu Bornhausen, falou sobre a experiência prazerosa de assistir ao ensaio. “Primeira vez que assisti a uma ópera. Achei muito bom o espaço, os personagens e as vozes. Fiquei presa na história e fascinada com os detalhes”, comentou. Além das quatro escolas públicas, a plateia contou também com a presença do Coral SERTE.
Desde o começo do ano, a orquestra realizou seis ensaios abertos. A Camerata Florianópolis, que desde os anos 2000 segue com o objetivo de levar música de qualidade para todos os cantos de Santa Catarina de forma gratuita, fechou convênio com o Governo do Estado para abrir os ensaios finais para as escolas públicas, associações e projetos sociais da Grande Florianópolis.
As instituições e projetos que tiverem interesse em levar os estudantes para um ensaio da Camerata Florianópolis devem entrar em contato com a Bárbara Caetano no e-mail
cameratabarbara@gmail.com e reservar o lugar.