Publicado em 16/08/2023
No ano passado, Spaten surpreendeu o público da Oktoberfest com o projeto de decoração da Vila Germânica, unindo simbolicamente Munique e Blumenau, palcos das duas maiores celebrações germânicas do mundo. Desde que desembarcou no Brasil, em 2021, a cervejaria vem conquistando os brasileiros ao mostrar sua autoridade cervejeira, estimulando o consumidor a se tornar protagonista de sua própria história. Agora, na 38ª edição da festa mais alemã das Américas, a cerveja oficial traz uma nova proposta, unindo tradição e vanguarda, e mostrando a força que foi tecida com o tempo.
Os três setores terão seus nomes mantidos, sendo o primeiro Munique, o terceiro Blumenau, unidos pelo segundo Spaten, mostrando a conexão entre Brasil e Alemanha através da cultura cervejeira. Como novidade, o setor quatro, conhecido anteriormente como biergarten, passa a se chamar Spaten Platz. Cada setor representa uma viagem do passado ao futuro, que ressoa especialmente para a Spaten, com quase 700 anos de história. A narrativa traz como foco principal a força em suas diversas interpretações, e como essa força atravessa os séculos, construindo o futuro. Para isso, a flâmula verde da marca se espelha verticalmente para formar uma ampulheta, que conta o tempo e flui com a força de seu giro para transformação. As texturas mesclam madeira, luzes, LEDs e plantas, com inspirações que vão desde a tradicional arquitetura enxaimel, até os expoentes do movimento artístico do Concretismo.
"Spaten é uma cervejaria fundada em 1397, e é preciso ter força para atravessar quase sete séculos de história, mas também flexibilidade para se adaptar às mudanças e não ficar para trás. Esse projeto é uma celebração à tradição e cultura local, colocando perspectivas de futuro: se somos autoridades de nossa própria história, o que nos espera amanhã?", comenta Joice Carvalho, head de marketing da Spaten no Brasil.
O projeto da cenografia, assinado pela Guru, agência de comunicação de Florianópolis, foi apresentado no último mês para a Secretaria de Turismo de Blumenau. O escritório de arquitetura Wolff&Pack, com mais de 15 anos de experiência na criação e execução de eventos, é o responsável pela cenografia desta edição em parceria com a agência, trazendo um conceito que evidencia a arquitetura enxaimel, o senso de comunidade, a tradição alemã e o trabalho coletivo em prol da cultura germânica. "Trouxemos na edição anterior uma cenografia incrível, e queremos que esta nova edição seja ainda mais impactante, conectando o moderno com a cultura local, expandindo ainda mais o conceito da Oktoberfest", declara Rafael Almeida, COO da agência Guru.
“Spaten tem uma história de séculos e, em tão pouco tempo no Brasil, se tornou uma paixão nacional. A gente sempre brinca que não tem nada mais brasileiro do que melhorar o que vem de outros países e o Brasil pode dizer que descobriu o melhor jeito de tomar a cerveja: gelada, na caneca e compartilhando com os amigos”, afirma Joice.
Pavilhão Munique: a força do Munich Helles
Munique sempre encantou os visitantes com sua energia contagiante, manifestada nos trajes típicos, na gastronomia tradicional e na união de uma comunidade, brindando sob tendas com a autoridade da maior das Oktoberfests. A ambientação traz os famosos barris do bierwagen de Spaten, com a tampa icônica da marca, e também nas luminárias, como a guirlanda de ferro com a gravação “1397”, ano de fundação da cervejaria. Com diversas texturas de madeira, estruturas e vigas, a ambientação cria uma atmosfera verdadeiramente alemã na Vila Germânica.
Pavilhão Spaten: a força do tempo
A autoridade de uma cerveja que atravessa o tempo, criou seu próprio estilo e se tornou símbolo das duas maiores Oktoberfests do mundo. Sua força é exaltada no contraste do dourado com o verde, na persistência de suas texturas e volumes que misturam tons de madeira e a cromática proprietária, um convite a imersão no universo cervejeiro, como o primeiro gole, ou primeiro brinde, cativando com simplicidade e elegância atemporal que só Spaten tem.
Pavilhão Blumenau: a força da tradição
O fio e a linha como elemento identitário, elementos representativos da força industrial têxtil que percorreu o tempo com autoridade em Blumenau. É preciso ver os volumes e a poética visual do passar do tempo, onde percorremos os olhos e vemos o tecer de uma trama forte, laboriosa e representativa de uma comunidade que se fez unida no trabalho, na superação e nas festas. As tramas do enxaimel se misturam com as tramas dos tecidos, unindo esses elementos tão icônicos da capital da cerveja.
Pavilhão Spaten Platz: a força da vanguarda
O tradicional se mantém e ganha autoridade com o tempo, pois unir tradição e vanguarda requer força. É na história da Spaten, de Munique, de Blumenau e de um legado de Oktoberfests que nos reinventamos. A manutenção fiel das origens formais e a ousadia de desbravar novos territórios remodelam as formas, trazendo a arquitetura moderna como um convite ao novo, rompendo paradigmas e construindo um futuro com a autoridade de quem reafirma sua força.
A importância da cerveja para o Brasil
O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do planeta, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A cerveja é um orgulho nacional e uma vitrine para o resto do mundo, e isso explica o porquê de a Oktoberfest do Brasil ser a maior fora da Alemanha. O setor contribui para a economia nacional de maneira transversal e impacta diretamente outros setores da indústria, como alumínio e vidro, além de serviços e agricultura. Segundo o Sindicerv, a cadeia cervejeira representa 2% do PIB do Brasil, emprega mais de 2 milhões de pessoas e gera mais de R$ 27 bilhões em salários.