Publicado em 24/07/2023
O alerta foi feito pelo oftalmologista Ayrton Ramos, presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO), entrevistado no podcast Sua Saúde, produzido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SC). Logo após o nascimento, há necessidade do teste do olhinho, um exame bastante simples, mas capaz de detectar anomalias através do reflexo da luz nos olhos do bebê.
A rotina de cuidados deve permanecer na infância. Importante fazer uma avaliação, por exemplo, antes do ingresso do estudante na escola, o que permite detectar se a criança tem problemas que possam prejudicar seu aprendizado e possibilita a cura de algumas deficiências visuais ainda na infância. Além disso, é necessária atenção aos bons hábitos. Ayrton alerta que as crianças convivem com uma verdadeira onda digital, com superexposição às telas. Isso pode causar o surgimento de miopia mesmo entre aqueles que não têm predisposição para a doença. Em alguns países asiáticos, 90% da população é míope - e estudos indicam que até 2050 o Brasil terá pelo menos metade da população com algum grau de miopia.
Ayrton Ramos comentou ainda outro ponto que desperta grande preocupação entre os especialistas: a proliferação de locais onde há venda de óculos sem receitas. “Detectar o grau das lentes do óculos do paciente é apenas uma das atividades de uma consulta. Durante os exames, é possível descobrir ou prevenir doenças, como glaucoma, por exemplo”.
O glaucoma está associado a problemas graves, que podem causar a cegueira, e é considerado uma doença silenciosa, já que não apresenta sintomas que possam ser percebidos pelo paciente no dia a dia. “A consulta oftalmológica é essencial para o diagnóstico e o tratamento. Se a doença é identificada tarde, os danos à visão podem ser irreversíveis”.
O podcast “Sua Saúde” foi criado pelo CRM-SC para disseminar informação de qualidade sobre saúde. Os episódios já gravados incluem conversas com especialistas sobre vacinas, saúde do sono, dores nas costas, uso de anabolizantes, entre outros.