Publicado em 28/06/2023
O esporte de Palhoça segue quebrando marcas históricas, com o trabalho realizado dentro do projeto Palhoça Esportiva. No ano passado, o município comemorou uma participação recorde na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) e na etapa final dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Em 2023, novas marcas já estão sendo estabelecidas, como o quinto lugar na etapa Regional Sul dos Joguinhos, disputada entre os dias 22 e 26 de junho, em Sombrio.
“Fomos com cinco equipes, fomos uma das maiores delegações da etapa regional. Fiz a previsão de que o campeão faria de 30 a 36 pontos e a gente tinha condições de fazer essa pontuação. Os resultados não vieram, mas tivemos um grande desempenho”, avalia o diretor de Esportes da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), Vanilson da Silveira.
Para o diretor, Palhoça atingiu mais uma marca histórica. “Ficamos junto com os grandes, não nos distanciamos na pontuação. Qualquer modalidade em que a gente tivesse ficado em primeiro, já estaríamos lá na frente. Pontuamos nas cinco modalidades em que participamos, e isso foi um diferencial. É fruto de um grande trabalho”, comemora Vanilson.
Os Joguinhos são organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e são disputados por atletas com até 18 anos de idade.
Na etapa Regional Sul, Palhoça esteve representada pelas modalidades: futebol, vôlei, handebol e basquetebol, somando 23 pontos no quadro final – campeã da etapa, Florianópolis fez 31 pontos. Os pontos foram conquistados com o segundo lugar no basquete masculino, um quinto lugar no futebol, um quarto lugar no handebol e dois bronzes no vôlei (masculino e feminino).
“Nosso esporte está crescendo porque o trabalho está sendo feito com planejamento, responsabilidade e seriedade. Costumo dizer que é um trabalho de formiguinha, começando pela inclusão social, com as escolinhas, e evoluindo para os projetos de alto rendimento, e agora estamos colhendo os frutos desta sementinha que foi plantada lá atrás com o Palhoça Esportiva”, comemora o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.