Publicado em 26/06/2023
A cidade de Garopaba foi escolhida para sediar a segunda etapa do Dream Tour 2023, a Divisão Principal do Circuito da Confederação Brasileira de Surf. A cidade conhecida como a “Capital Catarinense do Surf”, fica no litoral sul do estado, a 75 quilômetros da capital Florianópolis e é composta por 10 praias. Entre elas, está a Praia da Ferrugem, que será o palco das competições nos dias 4 a 12 de julho.
A mudança ocorreu devido ao plano emergencial de obras na orla da praia de Matinhos, no Paraná, que inviabilizam a realização do evento na data acordada. Mesmo assim, a organização do Dream Tour, segue com a estratégia inicial, de manter a segunda etapa na região Sul, gerando assim menos impacto no planejamento logístico do evento e dos atletas.
“Já estamos preparando tudo para a segunda etapa do Dream Tour e encontramos uma praia onde é possível manter a qualidade das ondas de Matinhos e seguir na mesma região do Brasil. Garopaba tem tudo para ser ainda mais emocionante com o público presente na torcida e aquele incrível show de manobra dos atletas”, comenta Teco Padaratz Presidente da CBSurf.
A disputa segue com 88 competidores, entre eles Ian Gouveia e Silvana Lima, que venceram a primeira etapa do Dream Tour 2023 em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. Pelas vitórias nas ondas da Plataforma de Atlântida, marcaram 10.000 pontos no ranking da divisão principal do Circuito Brasileiro, mesmo assim todos os outros atletas têm grandes chances de marcarem a história na região de Garopaba.
A Praia de Ferrugem é um dos picos de Garopaba mais frequentados pelos surfistas. Conta com ondas fortes e paredes de boa extensão, proporcionando um surfe bastante consistente e oferecendo ótimas direitas e esquerdas, sendo o inverno a melhor época para surfar no local.
“A expectativa para a segunda etapa é de altas ondas na Praia da Ferrugem, os atletas irão encontrar tempo bom, céu aberto, muitas ondas e um visual bucólico. A Associação está preparada para receber a competição de braços abertos”, comenta José Carlos Patrício, Presidente da Associação de Surf de Garopaba.
A segunda etapa do Dream Tour, assim como a primeira, contará com nove dias de janela, buscando sempre oferecer aos competidores, as melhores condições de ondas. Entre os 88 atletas classificados para a nova elite do surfe nacional, 18 são representantes da região Sul, sendo 5 mulheres e 13 homens.
A segunda edição da Divisão Principal do Circuito Brasileiro, conta com empresas que dão a dimensão da relevância do evento no cenário esportivo nacional. O Dream Tour tem a Shell como a cota principal Coapresenta, a VIVO como Patrocinadora Master e a Gerdau como Patrocinadora.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.