Publicado em 23/06/2023
O Floripa Conecta chega à terceira edição em 2023 com recorde de inscritos. Foram mais de 120 eventos cadastrados para fazer parte da iniciativa. Este ano, o Floripa Conecta será ainda maior: um mês inteiro de programação, entre 1º e 31 de agosto, para celebrar os 350 anos de Florianópolis.
O movimento foi criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico da Capital e região por meio da união de atores importantes do setor de tecnologia, do turismo e toda a indústria criativa. A expectativa é movimentar mais de 100 mil pessoas em 2023.
“O Floripa Conecta é mais do que um conjunto de eventos, é um programa de cidade que ajuda a manter vivo o setor de turismo de Florianópolis na baixa temporada”, afirma o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Segundo o chefe do Executivo municipal, o movimento consegue enxergar todo o potencial da cidade para além das praias e temporada de verão. “Com isso, os visitantes continuam vindo para cá, consumindo em nossos estabelecimentos e mantendo a roda da economia girando na área do turismo”, diz o prefeito.
O Floripa Conecta 2023 é fruto da união das principais entidades da cidade: Sebrae, CDL, ACIF, Acate e Prefeitura de Florianópolis.
Impacto positivo na economia da cidade
Em 2022, Floripa Conecta gerou impacto positivo de cerca de R$ 15 milhões para a economia da Capital. Ao longo de 10 dias, o público aproximado foi de 65 mil pessoas. Em 2023, a expectativa é impactar ainda mais o mercado.
“O Floripa Conecta é fruto da união de entidades que já fazem um trabalho relevante e fundamental para a economia da cidade. Quando a sociedade civil, organizações e o poder público se juntam, o resultado é positivo para todo mundo: a população em geral, visitantes e toda a enorme cadeia que faz parte da indústria criativa, de fornecedores a grandes produtores”, diz Thaynan Mariano, executivo do Floripa Conecta.
A exemplo de outras cidades do mundo, que também vivem um ecossistema econômico em ascensão baseado na criatividade, cultura, turismo, inovação e tecnologia, Florianópolis já é conhecida por esses setores. “Este ano, vamos não só comemorar os 350 anos de Florianópolis, mas celebrar uma das nossas vocações: a criatividade. Queremos que agosto seja o mês em que todas as mentes criativas se juntam na cidade”, completa Mariano.
Floripa Conecta já está profissionalizando o setor de eventos da Capital
Uma das novidades da terceira edição do Floripa Conecta, o Curso inédito de Gestão e Produção de Eventos Culturais promete profissionalizar ainda mais o setor de eventos. Desde o dia 6 de junho, o Impact Hub Floripa Bewiki, no Centro, recebe semanalmente uma turma plural e diversa de novos produtores liderada pela produtora Maria Elisabete Pereira, da Ginga Criativa