Publicado em 23/05/2023
Diversas categorias do esporte são destaque em São José, na Grande Florianópolis, e uma delas é o Taekwondo, que já coleciona títulos nos últimos anos, principalmente nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), e como resultado, além do técnico, três atletas de alto rendimento embarcam nesta terça-feira (23) para o Campeonato Mundial, que será realizado em Baku, capital de Azerbaijão.
A competição inicia na próxima segunda-feira (28) e segue até dia 4 de junho. Dois dos competidores já são referências mundiais no Esporte. João Victor Diniz, de 22 anos, está em 13° no ranking mundial, já foi reserva nos Jogos Olímpicos em Tóquio. Lucas Krishna Ostapiv, de 25 anos, está em 27° lugar no ranking. Eduardo Luiz Baretta, de 22 anos, é uma das promessas da equipe josefense.
O desempenho do Erickson Busatto como treinador trouxe reconhecimento nacional. Ele foi convocado este ano para compor a Comissão Técnica da Seleção Brasileira principal para o evento mundial. Ele explica que a equipe vem se preparando desde quando foi selecionada, em fevereiro no Circuito Europeu, para o Mundial.
“Eles treinam de segunda a sábado, dois turnos por dia. As estratégias são baseadas em possíveis adversários, com as técnicas específicas, com treinos intensos e programados, para estarem com a máxima capacidade de desempenho na competição”, detalha Erickson.
O Taekwondo de São José foi campeão nas categorias masculino e feminino no JASC 2022 disputados em Rio do Sul. Atualmente, cinco atletas do Município integram a Seleção Brasileira. Erickson salienta que é a primeira na história de Santa Catarina que o estado conta com três atletas disputando um mundial, e todos de São José.
“Temos trabalhado muito, começamos a desenvolver o esporte no município, e agora estamos no nível internacional. Junto com as conquistas, veio a convocação para compor a comissão técnica da seleção”, complementa o técnico.